Notícias

Especialista contratado pelo Bahia descarta que Ramirez tenha chamado Bruno Henrique de “seu negro”

Compartilhe

Na última terça-feira (22), o Flamengo enviou para análise imagens da partida contra o Bahia que mostram uma discussão entre Bruno Henrique e Ramirez. O Instituto de Educação de Surdos examinou as figuras e constataram que o jogador do time baiano ofendeu o atacante rubro-negro. No entanto, o clube baiano contratou perícia própria para apurar o caso e divulgou os laudos nesta quarta (23). De acordo com os pareceres, o meia não chamou o atacante de “negro” e perguntou com uma expressão: “tá quanto?”. A informação foi divulgada primeiramente pelo Globo Esporte.

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, explicou que após o conhecimento do vídeo, ele perguntou ao jogador sobre a expressão e o jogador respondeu o que a perícia contratada pelo clube baiano confirmou.

– Após o conhecimento do vídeo, nós procuramos o Ramírez. Ele viu o vídeo e foi taxativo na hora em que viu o vídeo. Ele diz: “tá quanto? tá quanto?”. Isso foi o que o Ramírez disse quando viu o seu próprio vídeo. Mandamos para um pessoa nos auxiliar aqui em Salvador. Ele nos confirmou que a expressão era “tá quanto?”, “tá quanto?”.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


O Bahia procurou cinco especialistas e, um deles, Eduardo Llanos, explicou que a expressão utilizada por Ramirez pode não ter sido compreendida por Bruno Henrique por conta da diferença linguística entre os dois atletas. Para ele, o calor do momento do jogo fez com que o atacante do Flamengo não entendesse o que o colombiano quis dizer.

– “Tá quanto?” significa provocar o jogador do outro time: abre os seus olhos, o placar está favorável para nós, e não para vocês. Por isso ele falou “tá quanto?” Ou seja, veja quem está ganhando, você está perdendo. E com isso irritar e deixar ele prejudicado para continuar jogando concentrado, que é que mais necessita um jogador de futebol.

De acordo com o especialista Eduardo Llanos, a tese de que Bruno Henrique teria ouvido “negro” de Ramirez foi descartada. Para ele, foi constatado que tecnicamente não existe a palavra em nenhuma das falas do colombiano na discussão.

– Junto com a fonoaudióloga forense, que é especialista em leitura labial, foi constatado tecnicamente que não existe a palavra negro em nenhuma das frases faladas pelo Ramírez na discussão. Não existe. O que acontece é que você observa a forma de colocar os lábios, a projeção da boca, tudo isso vai entregar uma palavra similar ou uma que você precisa encontrar. Mas não tem indícios de ele ter falado essa palavra. A palavra negro não existe em nenhuma palavra emitida pelo jogador.

 

Notícias recentes

  • Notícias

Com gol de ex-Flamengo, Atlético-MG bate o Vitória; a tabela atualizada na 25ª rodada do Brasileirão

25ª rodada do Brasileirão terá clássico entre Flamengo e Botafogo Enquanto o Flamengo não entra…

29/08/2026
  • Notícias

Flamengo defende invencibilidade 2 anos: as estatísticas para jogo contra Botafogo

Botafogo e Flamengo se enfrentam, neste domingo (30), no Maracanã O Flamengo tem um combustível…

29/08/2026
  • Notícias

FlaBasquete anuncia amistosos contra Peñarol e Biguá, no Uruguai

Flamengo está em pré-temporada O Orgulho da Nação está voltando. Isso porque o FlaBasquete anunciou…

29/08/2026
  • Notícias

Flamengo vence e abre vantagem sobre a Ferroviária nas quartas do Brasileirão

Cristiane fez jogadaça no gol do Flamengo sobre a Ferroviária O Flamengo saiu na frente…

29/08/2026
  • Destaque

Zico revela por que vai torcer pelo Vasco na Copa do Brasil

Ídolo eterno do Flamengo explica que mantém o apoio às equipes do Rio de Janeiro…

29/08/2026
  • Destaque

Flamengo encara a Ferroviária pelas quartas do Brasileirão; veja horário, arbitragem e onde assistir

Quando será o jogo de volta entre Flamengo e Ferroviária? O Flamengo entra em campo…

29/08/2026