FOTO: DIVULGAÇÃO/VÉLEZ SARSFIELD
Por: Guilherme Calvano
No último dia 9, a Conmebol sorteou os grupos da fase classificatória da Copa Libertadores. E dentre os adversários do Flamengo no chaveamento (Grupo G), um em especial deixou parte da torcida rubro-negra ‘preocupada’: o Vélez Sarsfield. Desse modo, a reportagem do Coluna do Fla entrou em contato com Martín Zajic, setorista do clube argentino pelas rádios “Vélez a Fondo” e “Sábado Vélez”, a fim de destrinchar o estilo de jogo e o atual momento da equipe.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Considerado um clube tradicional na Argentina, mas longe do tamanho e representatividade de instituições como Boca Juniors e River Plate, o Vélez manda seus jogos no Estádio José Amalfitani, localizado no bairro de Liniers, em Buenos Aires. Por lá inclusive, é onde o Mais Querido fará sua estreia na Libertadores, nesta terça-feira (20).
Atual momento do Vélez
Primeiro colocado do Grupo B do Campeonato Argentino, o Vélez é treinado por Mauricio Pellegrino. Ainda que esteja bem na classificação, a impressão que o time passa em campo é que tem mais pontos na tabela do que realmente merece. Os bons resultados obtidos recentemente parecem ‘esconder’ o pobre repertório e desempenho da equipe dentro das quatro linhas.
– Hoje o Vélez é o 1º na sua zona da Liga Argentina, talvez com mais pontos do que realmente merece. É uma equipe muito irregular. Mauricio Pellegrino, treinador do Vélez, só está no comando há alguns meses (33 jogos sob a sua direção), com melhores resultados do que desempenho coletivo. Muitos jogos têm sido ganhos mais por eficácia na definição do que por um bom jogo -, conta Martín.
Mauricio Pellegrino: estilo de jogo e esquema preferido
Mauricio Pellegrino comanda o Vélez desde abril de 2020. Desde que chegou ao clube, tenta manter estilo de jogo semelhante ao de seu antecessor, Gabriel Heize, hoje técnico do Atlanta United, dos Estados Unidos. O treinador de 49 anos preza pela posse de bola e gosta de explorar a verticalidade através de seus alas.
O fato do Vélez disputar muitas competições ao mesmo tempo, ‘obriga’ Pellegrino a realizar uma rotação contínua no time, a fim de evitar desgaste físico e lesões no elenco. Por isso, até aqui, pôde-se dizer que o comandante não possui uma escalação titular padrão, com os 11 inicias definidos.
– Ele tentou manter um estilo semelhante ao do treinador anterior, Gabriel Heinze (muita posse de bola, bola no chão, começando atrás com defensores centrais, alas a partir da ala para o meio, muita verticalidade). O fato de ter de fazer uma rotação contínua de jogadores para várias competições (Copa Sul-americana, Campeonato Argentino e Taça Argentina, semestre passado) não lhe permitiu consolidar completamente a sua ideia de jogo, e hoje em dia não há ‘11 jogadores iniciais’ -, explica Martín.
Raio-X Vélez de Pellegrino
Formação preferida: 4-3-1-1-2
33 jogos
18 vitórias
9 derrotas
6 empates
Thiago Almada e Luca Orellano
Dois dos principais destaques do Vélez atualmente são jovens formados na base do clube. Thiago Almada e Luca Orellano, de 19 e 21 anos respectivamente, são as grandes esperanças dos torcedores na Libertadores.
O primeiro tem como principal virtude a boa visão de jogo. Técnico, rápido e criativo, Thiago se diferencia pelas multifunções que pode desempenhar no meio-campo. Estreou nos profissionais do Vélez em julho de 2018 e já despertou o interesse de Barcelona e Manchester City.
Luca, por sua vez, tem características completamente diferentes do companheiro, mas é outro que também pode dar trabalho ao Flamengo de Rogério Ceni. Vertical, o forte do jovem é o mano a mano, o um contra um. Orellano atua mais como um meia-atacante e usa e abusa do drible e do improviso contra os defensores adversários.
– Thiago Almada e Luca Orellano são as melhores jóias/promessas que Vélez tem. Thiago caracteriza-se mais pela boa visão que tem. Onde ele foi melhor visto jogando é atrás do 9. Ele é muito mais “pensante” do que Luca e leva a bola “colada” ao pé, como dizemos aqui. Luca é um jogador muito mais vertical, profundo, gosta do 1 vs 1, de enfrentar, de chutar à baliza. Tem um drible extraordinário, e sem dúvida é o atacante mais desequilibrado da equipe, e o que pode causar mais problemas ao Flamengo -, reforça Martín.
Vélez x Flamengo
Como já dito, o jogão entre brasileiros e argentinos, válido pela primeira rodada do Grupo G da Libertadores, está marcado para às 21h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (20). O SBT exibirá o confronto, mas o Coluna do Fla, como de costume, traz a transmissão mais pé quente e rubro-negra da internet, via YouTube.