FOTO: PABLO REY/PLACAR
Por ser um dos maiores clubes do Brasil, o Flamengo já protagonizou diversos embates inesquecíveis. Entre finais, chocolates e grandes clássicos, o maior jogo da década teve o Mengão em campo, mas parecia algo ‘trivial’. Isso porque, no dia 27 de julho de 2011, o Mais Querido foi à Vila Belmiro para visitar o Santos. O duelo valia pela 12ª rodada do Brasileirão daquele ano e surpreendeu até o mais otimista dos torcedores rubro-negros.
O JOGO:
Apesar da animação, o jogo começou de maneira terrível para o Flamengo. Logo após o apito inicial, o Santos abriu o placar com Borges que, depois, ampliou para 2 a 0 antes dos 15 minutos do primeiro tempo. No entanto, o auge do Peixe na partida veio com Neymar: o craque levitou para cima da defesa rubro-negra e marcou um gol que, mais tarde, venceria o Prêmio Puskas, dado ao tento mais bonito da temporada do futebol mundial. O golaço pareceu ter nocauteado de vez o Fla.
Mesmo com o 3 a 0 contra, contudo, o Mais Querido não se abateu e, em um lance de sorte, diminuiu com Ronaldinho Gaúcho. Depois foi a vez de Thiago Neves balançar as redes: o meia completou lindo cruzamento de Léo Moura e decretou o 3 a 2. À beira de uma reação histórica, o volante Willians ainda cometeu um pênalti em Neymar, mas Elano tentou uma cavadinha e Felipe defendeu (e fez ‘embaixadinhas’ depois). Logo após a defesa, a remontada foi concluída por Deivid, de cabeça, e fim de primeiro tempo: 3 a 3 no placar.
https://twitter.com/ColunadoFla/status/1420068824406233088?s=19
Na volta dos vestiários, Neymar continuou o show particular e marcou mais um. O atacante do Santos deixou a defesa para trás e deslocou Felipe com um toque sutil, por cobertura. Apesar disso, o Mais Querido precisava, queria e deveria vencer o jogo, para sua torcida. Assim veio o empate: após sofrer falta na entrada da área, Ronaldinho mandou a bola por baixo da barreira com toque de gênio. O craque ainda marcaria o quinto do Mengão, depois de bela assistência de Thiago Neves. Fim de um jogo para sempre, Flamengo cinco, Santos quatro.
A HOMENAGEM:
Por se tratar de um jogo inesquecível, não só para as torcidas envolvidas, o Mais Querido preparou uma bela homenagem nas redes sociais. A fim de frisar o tamanho do confronto e, especialmente, da vitória, o Flamengo escreveu: “Há 10 anos (2011), o Mengão vencia o Santos, de virada, por 5 a 4, na Vila, em um dos jogos mais espetaculares da história do confronto. Ronaldinho (3x), Thiago Neves e Deivid marcaram os gols do Fla na partida, válida pelo Brasileiro”.
Há 10 anos (2011), o Mengão vencia o Santos, de virada, por 5 a 4, na Vila, em um dos jogos mais espetaculares da história do confronto. Ronaldinho (3x), Thiago Neves e Deivid marcaram os gols do Fla na partida, válida pelo Brasileiro. #CRF #MuseuDoFlamengo
? @AlexandreVidal1 pic.twitter.com/AfwSucnTTF
— Flamengo (@Flamengo) July 27, 2021