FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
No último domingo (22), o Flamengo empatou com o Ceará em 1 a 1 e perdeu a oportunidade de encostar nos líderes do Brasileirão. Isso porque, com o resultado, o Mais Querido pode ver o Atlético-MG abrir vantagem de 12 pontos no topo da tabela. Apesar de muitos destaques negativos do Rubro-Negro no jogo, Vitinho teve boa atuação, especialmente no segundo tempo. Assim, o camisa 11 ‘adaptou’ com Renato Gaúcho e tem excelentes médias com o novo treinador.
Desde que chegou ao Flamengo, Renato Portaluppi trouxe um ar diferente para o ambiente do clube. Com boa gestão de elenco e muita conversa, a fim de passar confiança para os ‘renegados’, o treinador tem o elenco nas mãos. Vitinho foi um daqueles que cresceu com a chegada, visto que tem entrado com frequência no segundo tempo das partidas e ajudado o Rubro-Negro com gols, assistências e excelentes exibições.
CONFIRA NÚMEROS* DE VITINHO DESDE A CHEGADA DE RENATO GAÚCHO AO FLAMENGO:
11 jogos (2 como titular)
5 gols
2 assistências
45 minutos para participar de gol
11 passes decisivos
*Fonte: SofaScore
Como mencionado, Vitinho ganhou nova oportunidade entre os titulares, visto que De Arrascaeta foi poupado para evitar desgaste físico. Dessa forma, o camisa 11 foi o melhor jogador do Flamengo no jogo, com boas ideias e, especialmente, pelo gol que evitou a derrota. Na ocasião, após boa trama de Filipe Luís (outro que jogou muito bem) pela esquerda, o meia-atacante recebeu, girou e fuzilou o goleiro Richard. Naquela altura, o Mais Querido já perdia por 1 a 0, pelo pé direito de Vina.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Com Vitinho à disposição, o Mais Querido vira a chave e foca todas as atenções na disputa da Copa do Brasil. Nela, o Flamengo enfrenta o Grêmio nesta quarta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Tricolor. A partida contará com exibição da TV Globo, mas o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, no YouTube.
Já tinha a confiança do JJ Também. Ele é super útil para o time.
Vitinho tem ótimos números pra um reserva, sempre teve. O problema do Vitinho é a postura dele, de jogador preguiçoso, sem sangue. E o torcedor estereotipa isso. O resultado é que as conquistas e realizações do Vitinho são subvalorizadas pela torcida, enquanto as falhas são superestimadas. Querem um exemplo? Aquele lance contra o América Mineiro em 2018, que o Vitinho perde a bola, o América arma um contra ataque, o atacante deles fica no mano a mano com o Cuellar, que faz a falta e vai expulso porque era último homem. Todos colocaram a culpa no Vitinho, que perdeu a bola no início do lance. Deixa eu perguntar uma coisa aqui: será que o treinador de base do Cuellar ensinou a ele que nesse tipo de lance ele deve parar a jogada e ir expulso? É ÓBVIO que NÃO. A culpa da expulsão do Cuellar foi do próprio Cuellar! Não deveria ter feito a falta, mesmo com o risco claro de gol. Resultado, com um a menos, o time levou o empate e não teve forças pra buscar a vitória. Com 11 contra 11 dava pra vencer tranquilo. Sem contar que o Cuellar virou desfalque para o jogo seguinte. Mas a torcida crucificou o Vitinho, porque é muito mais fácil ir contra um jogador que irrita do que ir contra um cara que era idolatrado (até hoje não entendo o porque). Não que o Vitinho não mereça críticas, mas essas críticas muitas vezes são superdimensionadas, e ele não tem os elogios que merece. Como no jogo de ontem, quando ele foi o único que buscou o gol, mas ainda assim é criticado.
UF, o Vitinho seria uma excelente contratação se recebesse um salário equivalente ao que joga. Por 1 milhão de reais todo mês, ele deveria ser titular absoluto, destaque do time e participar de pelo menos 1 lance de gol por partida. O problema é que ele sempre faz uma ou outra boa exibição e some nos demais jogos. E não dá para aliviar: sempre foi sem-sangue e (apesar de estar certo no lance que você descreveu), já deixou o time nas mãos inúmeras vezes. Quem não se lembra do Barbieri escalá-lo e sacá-lo no mesmo jogo em um intervalo de 30min? Se ele tivesse um salário na casa dos 300mil, até valeria apena mantê-lo como opção de reserva. Fora isso, não dá! Sou um dos que sou a favor de dispensá-lo, apesar de gostar do atleta.