A medida se aplica, inicialmente, aos clubes das Séries A e B do futebol masculino
Às vésperas da última rodada do Campeonato Brasileiro 2021, a CBF começa a se mobilizar visando ajustes para próxima temporada. Atendendo uma exigência da FIFA, a Confederação enviou ofício aos clubes e federações estaduais para anunciar que transferências nacionais seguirão o padrão das internacionais e terão de ser efetivadas em períodos específicos. Ou seja, em duas janelas: uma em cada semestre.
De acordo com a medida, em 2022, as janelas do primeiro semestre terão início no dia 19 de janeiro e fim quase três meses depois – 12 de abril. Já na segunda parte da temporada, as transferências poderão movimentar o mercado no período de 18 de julho a 15 de agosto. Ainda é válido destacar que a regra, pelo menos de forma imediata, se aplica aos clubes das séries A e B do futebol masculino.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
As alterações serão publicadas no Regulamento Nacional de Registro e Transferência já nos próximos dias. Assim, nenhuma transferência nacional poderá ser realizada fora da data determinada na aplicação da regra. Cabe pontuar, contudo, que exceções como jogadores sem contrato com qualquer clube ou vínculo interrompido ainda serão permitidas.
Um outro ponto que deve ser lembrado é justamente sobre o modelo de negociação muito seguido pelo Flamengo: o de empréstimo. Atletas com esse tipo de vínculo só poderão retornar à equipe proprietária dos direitos do jogador no prazo determinado dentro das janelas. Conforme mencionado anteriormente, a medida atende a uma exigência FIFA.