Mesmo após quatro décadas, esta ainda é a maior conquista do clube carioca
O dia 13 de dezembro está marcado na história do Flamengo. Isso porque, há exatos 40 anos, o Rubro-Negro conquistava o título do Mundial de Clubes. Não à toa, a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool (Inglaterra), no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, se tornou o maior, e mais bonito, capítulo do Mais Querido.
Embalado por Zico e sob o comando de Paulo Cesar Carpegiani, o Flamengo não se intimidou com uma arquibancada de 74 mil pessoas e ‘botou os ingleses na roda’, com uma vitória tranquila em cima do Liverpool. Os autores do gol foram Adílio e Nunes, que marcou duas vezes. Cabe destacar, inclusive, que o camisa 10 participou dos três tentos.
Na maior partida de sua história, o técnico Paulo Cesar Carpegiani escalou o Flamengo da seguinte forma: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio, Zico e Tita; Nunes e Lico.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
RELEMBRE O JOGO:
A superioridade do Flamengo surpreendeu a todos que, inicialmente, ‘desconheciam’ o clube brasileiro. O Rubro-Negro impôs o ritmo de jogo logo nos primeiro minutos e conseguiu balançar as redes aos 13 minutos do primeiro tempo, com Nunes, após um lindo passe de Zico. Logo aos 34, Adílio fez o segundo do Mais Querido, com mais uma participação decisiva do camisa 10, que cobrou uma belíssima falta e o goleiro adversário não conseguiu segurar e, no rebote, o camisa 8 ampliou o placar.
Aos 41 minutos, o Rubro-Negro marcou o terceiro e último gol. Curiosamente, o lance saiu em uma jogada semelhante ao primeiro gol, Zico deu mais um passe decisivo, aproveitando o erro do Liverpool, e deixou Nunes livre para colocar a bola na rede. O Flamengo foi para o intervalo com 3 a 0 de vantagem e, mesmo assim, não mudou a postura quando retornou para o segundo tempo. No fim, 3 a 0 no placar e a conquista do Mundial na bagagem!
Sendo assim, em 2021, a conquista completa 40 anos e já vem sendo celebrada pelo Flamengo antes mesmo do dia 13 de dezembro. Isso porque, na escolha do uniforme principal para a temporada, o Rubro-Negro escolheu homenagear o título do Mundial. Por isso, a camisa rubro-negra possui o ano de 1981 representado por toda ela.
CURIOSIDADES SOBRE O JOGO:
- Com o título do Flamengo, o futebol brasileiro voltava a ser campeão mundial após 18 anos. O último time do Brasil a ser campeão havia sido o Santos de Pelé, em 1963.
- O Flamengo precisou de um período de adaptação ao fuso-horário e, por isso, escolheu Los Angeles, na Califórnia, como sua casa. A equipe foi para os Estados Unidos uma semana antes do Mundial e, neste período, os atletas curtiram a Disney.
- Adílio, autos de um dos gols da final, não viajou com a delegação do Flamengo. Isso porque, o camisa 8 curtiu lua-de-mel com a esposa e só se juntou a equipe já em Los Angeles, no dia do embarque para o Japão.
- Além de Adílio, Zico foi o único atleta que viajou na companhia da esposa.
- Zico foi eleito o melhor jogador do campeonato e ganhou um prêmio da patrocinadora do torneio. O camisa 10 recebeu um carro, Toyota Celica, como premiação. Na época, o automóvel era avaliado em U$$ 10 mil.
- Nunes, por sua vez, também recebeu uma premiação da patrocinadora. O atacante foi o artilheiro da competição ao marcar os dois gols na final e, por isso, recebeu um Toyota Carina. Na ocasião, o carro era avaliado em U$$ 7 mil.
- Premiados em dezembro 1981, Zico e Nunes receberam o carro somente no mês de abril de 1983. A demora ocorreu por questões burocráticas. Cabe destacar, inclusive, que o camisa 10 jamais se desfez do veículo.