Flamengo estreia no Carioca contra a Portuguesa-RJ

Compartilhe com os amigos

Doze clubes lutam pelo título estadual em 2022

Como já estamos acostumados, a temporada 2022 do futebol brasileiro começa pelas disputas dos tradicionais campeonatos estaduais. O Rio de Janeiro realiza seu Campeonato Estadual, apelidado erradamente de Campeonato Carioca – o certo seria Campeonato Fluminense. O Mengão estreia diante da Portuguesa em 19 de janeiro, em local ainda indefinido e em horário ainda a ser confirmado. Confira abaixo as últimas notícias, segundo o Odds Shark.

Como apostar?

Há duas formas básicas de se apostar em futebol. São os chamados investimentos a curto e a longo prazos.

A primeira opção é no que diz respeito ao próximo jogo. Flamengo x Portuguesa. Quem vence? Dá empate? Quem marca gols? Teremos mais de X gols na partida? Ambos os oponentes balançam as redes? O Flamengo vence por dois gols de diferença? Como termina o primeiro / segundo tempos? Empate anula aposta? Como você pode ver, são várias as opções e colocamos uma tabela mais abaixo mostrando algumas delas.

Já a longo prazo, você investe em quem será o campeão do Campeonato Carioca. No momento, estas apostas ainda não estão disponíveis. Clique neste link do Odds Shark para mais informações.

Regulamento

Os doze clubes se enfrentam em turno único, em onze rodadas, na primeira fase. A primeira fase vale o título da Taça Guanabara. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais do Campeonato Estadual. Este mata será realizado em partidas de ida e volta. Obviamente que quem passa das semifinais jogará a grande final. A final também será em dois duelos. A Taça Rio continuará existindo. Ela será um torneio de consolação para as equipes que terminarem a primeira fase entre o quinto e o oitavo lugares.

O Campeonato Estadual de 2022 classifica quatro equipes para a Copa do Brasil de 2023 e duas para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2023.

O último colocado da Taça Guanabara será rebaixado para a segunda divisão do Rio de Janeiro em 2023.

Histórico

O Flamengo lutará por um inédito tetracampeonato estadual. O Mengão acumula um total de 37 conquistas desde o início dos tempos.

O segundo maior campeão e principal rival do Urubu na temporada 2022 é o Fluminense, com 31 troféus.

O Vasco da Gama tem 24 títulos e o Botafogo 21. Além dos quatro grandes clubes, o Estadual de 2022 terá mais um time que já deu a volta olímpica. O Bangu já festejou duas vezes este título.

Os outros sete participantes jamais conquistaram o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

Os Favoritos

Apesar do Spin Sports não ter divulgado os odds para campeão estadual, podemos dizer que há três grandes favoritos ao título de 2022. O Flamengo tem o elenco mais forte, é o atual tricampeão, e grande favorito a mais um título no ano que vem.

Os outros dois principais concorrentes ao título são os outros dois clubes da Série A do Brasileirão: Fluminense e Botafogo. Apesar de terem elencos mais limitados, o Tricolor conseguiu uma vaga na Taça Libertadores da América e o Fogão vem motivado com o acesso da Série B nacional.

Correm por fora

Obviamente que o Vasco da Gama é o principal rival sem contar os três principais favoritos. Não é preciso termos as cotas do Spin Sports para escrevermos isso. O Gigante da Colina no entanto passa por um momento delicado em sua história e precisa sair da segundona do Brasileirão.

Uma equipe muito perigosa no Estadual é a Portuguesa, que fez a melhor campanha de sua história em 2021 e quer seguir aprontando. A Lusa quer brilhar também no cenário nacional.

O Volta Redonda é sempre perigoso apesar de ter ido mal na temporada de 2021. O Gigante do Aço tem boa estrutura no sul do estado.

Fortes na base, Audax Rio, Boavista, Madureira e Resende FC podem sempre aprontar. Não devem brigar pelo título mas é comum revelarem novos grandes talentos e de vez em quando roubam pontos dos favoritos.

Quem cai?

As autênticas zebras neste Campeonato Estadual serão Resende FC e Bangu. Fracos, sem grande contratações, os dois devem lutar ponto a ponto contra o descenso. Será interessante ver estes odds no Spin Sports! É triste ver o outrora grande Bangu vivendo este percalço.

A segunda divisão do Campeonato Estadual já tem onze equipes confirmadas, entre elas estão muitos times tradicionais: America, Americano, Angra dos Reis, Artsul, Cabofriense, Friburguense, Gonçalense, Macaé, Maricá, Olaria e Sampaio Corrêa. O último participante será a equipe rebaixada da primeira divisão de 2022.

Compartilhe com os amigos

Veja também