Rubro-Negro viveu um mês intenso, com vitórias, derrota e perda de título
Por Aguinaldo Junior e Higor Neves
Desde que iniciou a pré-temporada, em 10 de janeiro, Paulo Sousa já está há 49 dias no Flamengo e viveu o seu primeiro mês à frente de jogos no clube carioca. Por isso, o Coluna do Fla trouxe o balanço do time em fevereiro, quando o comandante português estreou, goleou e perdeu título.
JOGOS E APROVEITAMENTO
O Flamengo de Paulo Sousa entrou em campo oito vezes em fevereiro. O Rubro-Negro venceu cinco partidas, empatou em duas ocasiões e foi derrotado no clássico para o Fluminense, por 1 a 0. O aproveitamento foi de 70,8%, mas o mês terminou com um sabor um tanto quanto amargo.
O time carioca perdeu o título da Supercopa do Brasil para o Atlético-MG, pois foi superado nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. Além disso, nesse domingo (27), no último duelo do Fla neste mês, os comandados de Paulo Sousa empataram em 2 a 2, mas chegaram a estar sendo derrotadas por 2 a 0.
VEJA A LISTA DE JOGOS:
Flamengo 3×0 Boavista – Taça Guanabara
Flamengo 0x1 Fluminense – Taça Guanabara
Audax Rio 1×2 Flamengo – Taça Guanabara
Flamengo 5×0 Nova Iguaçu – Taça Guanabara
Madureira 1×2 Flamengo – Taça Guanabara
Atlético-Mg 2×2 Flamengo – Supercopa do Brasil
Botafogo 1×3 Flamengo – Taça Guanabara
Flamengo 2×2 Resende – Taça Guanabara
DESTAQUES POSITIVO E NEGATIVO
A torcida, porém, tem o que comemorar. Além de o time estar começando a praticar um futebol mais convincente, Lázaro, de 19 anos, desabrochou. O jovem meia-atacante foi um dos principais destaques do Flamengo, até então. Não à toa, ele já soma quatro assistências e dois gols assinalados em 2022.
Por outro lado, Diego Alves vive um momento negativo. O experiente goleiro, que fará 37 anos em junho, atuou em somente duas partidas em 2022, ambas neste mês. Ele, no entanto, não foi bem, falhando nos três gols sofridos, sendo dois erros grotescos contra o Resende, que resultaram nos tentos do adversário.
SALDO DE GOLS
O Flamengo, assim como as últimas três temporadas, tem chamado a atenção pelo poderio ofensivo. Até então, o Rubro-Negro assinalou 19 gols em fevereiro, sofrendo oito. Ou seja, o ataque do Fla aparece com a média de 2,3 bolas nas redes dos adversários, enquanto a zaga é vazada uma vez por duelo disputado.
O saldo de gols, no entanto, é positivo: 11 tentos. Dessa forma, Paulo Sousa pretende melhorar ainda mais o sistema defensivo, enquanto quer ajustar a eficiência no ataque. Afinal, embora a média de bolas nas redes esteja satisfatória, o Fla ainda perde muitas chances, o que vem tirando o sono do treinador português.
Após a folga do elenco nesta segunda-feira (28), Paulo Sousa terá a semana toda pela frente para preparar a equipe visando o primeiro jogo do Flamengo em março. O teste, contudo, promete ser complicado. O Rubro-Negro enfrenta o Vasco da Gama, no domingo (06), pela décima rodada da Taça Guanabara. Até então, ainda não há local definido, mas o clássico deve acontecer no Engenhão.