Convocação desta sexta-feira é apenas a quarta sem jogadores do atual elenco do Flamengo na ‘Era Tite’

Compartilhe com os amigos

Atletas rubro-negros figuraram nas listas de Adenor 24 vezes desde 2016


Por: Ana Beatriz Zayat e Guilherme Xavier

Nesta sexta-feira (11), o técnico Tite convocou a Seleção Brasileira para as Eliminatórias pela última vez antes da Copa do Mundo do Catar. No entanto, a lista surpreendeu e não teve nenhum jogador do Flamengo. Gabigol, Everton Ribeiro e Pedro, que estavam na ‘pré-relação’ do treinador, não tiveram o nome citado. Curiosamente, esta foi apenas a quarta vez em que a Amarelinha se reúne sem jogadores do atual elenco rubro-negro desde 2016, quando Adenor assumiu.


Ao todo, Tite realizou 28 convocações no comando da Seleção Brasileira e em 16 delas chamou jogadores que vestiam o Manto Sagrado. Além disso, atletas que não vestiam a camisa do Mengão, mas fazem parte do atual elenco do clube, também foram lembrados. Dessa forma, como mencionado, a janela dos jogos contra Chile e Bolívia, que fecham a participação do Brasil nas Eliminatórias, será apenas a quarta vez que rubro-negros não representarão a Amarelinha com Adenor.

Filipe Luís é o recordista de convocações do atual elenco do Flamengo, com 13, mas nenhuma foi quando vestia o Manto Sagrado. À época, o lateral estava no Atlético de Madrid, da Espanha. Rodrigo Caio também esteve na lista de Tite em nove oportunidades, mas apenas quatro foram com a camisa do Mengão. Everton Ribeiro completa o ‘top-5’ com sete aparições e todas pelo Rubro-Negro. Vale destacar que, antes da Copa do Mundo, o Brasil ainda deve realizar alguns amistosos, ou seja, o número de vezes pode aumentar.

Apesar de ter algumas figurinhas carimbadas no atual elenco, Tite já convocou figuras inusitadas. Hugo Souza, por exemplo, ganhou oportunidade como terceiro goleiro em experiência do treinador, mas sequer entrou em campo. Bruno Henrique e Willian Arão também estiveram nas listas de Adenor e tiveram alguma participação em jogos das Eliminatórias. Até Andreas Pereira, quando ainda atuava no Manchester United, teve breve passagem pela Amarelinha.

Ranking jogadores mais usados por Tite do atual elenco:

1. Filipe Luís: 13
2. Rodrigo Caio: 9
3. Ribeiro e Gabi: 7
4. Pedro: 2
5. Bruno Henrique, Diego Alves, David Luiz, Andreas Pereira, Arão, Hugo: 1

Vale destacar que, mesmo sem baixas por conta da Seleção, a não convocação dos atletas rubro-negros gerou polêmica. Isso porque, segundo torcedores e dirigentes do Clube da Gávea, Tite desfalcou o Flamengo ao longo de 2021 e, quando o calendário está ‘tranquilo’, não dá oportunidades dos jogadores do Mengão. É importante frisar que, do futebol brasileiro, apenas Weverton (Palmeiras) e Guilherme Arana (Atlético-MG) estiveram na lista de Adenor.

Mesmo que fossem convocados, Gabigol, Everton Ribeiro e Pedro não desfalcariam o Rubro-Negro no Carioca. As partidas diante de Chile e Bolívia acontecerão entre as semifinais e final do Estadual. A única questão de dirigentes do Flamengo seria por conta de possíveis lesões em duelos da Amarelinha. O Mais Querido, inclusive, já perdeu o Artilheiro Reverência e outros atletas por conta disso, como Rodrigo Caio.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Sem desfalques por conta da Seleção Brasileira, o técnico Paulo Sousa prepara o Mais Querido para as semifinais do Carioca. Antes disso, no entanto, o Flamengo enfrenta o Bangu neste sábado (12), em jogo válido pela 11ª rodada da Taça Guanabara. A partida acontecerá às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã e contará com transmissão do Coluna do Fla, no YouTube.

Compartilhe com os amigos

Veja também