Flamengo aproveita última semana livre antes de maratona; equipe só volta a ter ‘folga’ no calendário em junho

Compartilhe com os amigos

Paulo Sousa aproveita oito dias sem jogos para lapidar e ajustar o time, tanto fisicamente quanto taticamente

Por Aguinaldo Junior

O mês de março para o Flamengo está sendo, podemos assim dizer, tranquilo no quesito calendário. Afinal, o Rubro-Negro realizou, até então, somente quatro partidas e fará a quinta no dia 31, que será o duelo de ida da final do Campeonato Carioca – adversário sairá de Fluminense x Botafogo, no domingo (27). A partir daí, Paulo Sousa não terá mais semanas livres para ajustar, treinar ou recuperar fisicamente os atletas.

Isso porque, em abril, por exemplo, está previsto que o Flamengo entre em campo oito vezes, o que dá média de cerca de um jogo a cada três dias e meio. No próximo mês, inclusive, o Rubro-Negro estreia no Campeonato Brasileiro, na Libertadores da América e na Copa do Brasil. Neste torneio eliminatório, o Fla atua pela terceira fase e, caso se classifique, disputará as oitavas de final da competição.

Seguindo o calendário previsto e divulgado da FERJ – Campeonato Carioca -, da CBF – Copa do Brasil e Brasileirão – e da Conmebol – Libertadores da América -, o Flamengo volta a ter semana livre para treinar somente entre as rodadas oito e nove da competição de pontos corridos. Até lá, o Fla entra em campo todo meio e fim de semana, exigindo, assim, o máximo dos atletas no quesito físico.

Campeonato Carioca:
Primeiro jogo da final (ida): 31 de março
Segundo jogo da final (volta): 03 de abril

Libertadores da América:
Rodadas da fase de grupos
1ª rodada: 06 de abril
2ª rodada: 13 de abril
3ª rodada: 27 de abril
4ª rodada: 04 de maio
5ª rodada: 18 de maio
6ª rodada: 25 de maio

Oitavas de final:
Primeiro jogo (ida): 29 de junho
Segundo jogo (volta): 6 de julho

Copa do Brasil:
3ª Fase:
Primeiro jogo (ida): 20 de abril ou 21 de abril
Segundo jogo (volta): 11 de maio ou 12 de maio

4ª Fase (Oitavas de final):
Primeiro jogo (ida): 22 de junho ou 23 de junho
Segundo jogo (volta): 13 de julho ou 14 de julho

Campeonato Brasileiro:
1ª rodada: 10 de abril
2ª rodada: 17 de abril
3ª rodada: 24 de abril
4ª rodada: 01 de maio
5ª rodada: 08 de maio
6ª rodada: 15 de maio
7ª rodada: 22 de maio
8ª rodada: 29 de maio
9ª rodada 05 de junho
10ª rodada 08 de junho

Como é possível ver na tabela acima, após a fase de grupos, o Flamengo só voltará a campo na Libertadores da América em 29 de junho, já pelas oitavas de final – obviamente, caso garanta classificação. Na Copa do Brasil, se passar de fase, o Rubro-Negro jogará também em junho, mas dia 22.

No Campeonato Brasileiro, o Fla encara o Fluminense e o Fortaleza, na oitava e na nona rodada, nos dias 28/29/30 de maio e 04/05/06 de junho, respectivamente. Justamente neste período, entre as partidas contra os Tricolores carioca e cearense, é quando Paulo Sousa terá uma semana para treinar e recuperar os jogadores desgastados.

Por isso, o treinador português busca aproveitar da melhor forma esses oito dias livres e visa preparar o elenco para a desgastante temporada. Afinal, de abril a novembro – quando o calendário do futebol brasileiro se encerra -, o Flamengo terá quatro torneios para disputar, seja da final do Campeonato Carioca, os enfrentamentos na Copa do Brasil e na Libertadores da América, até a última rodada do Brasileirão.

Compartilhe com os amigos

Veja também