Entidade esnobou do SBT, atual detentor dos direitos de transmissão, e anseia pelo retorno da emissora carioca em 2023
Depois de ‘fazer as pazes’ com a Conmebol, a TV Globo venceu a concorrência do SBT e readquiriu os direitos de transmissão da Libertadores. E não é só a emissora que está feliz com a volta da competição mais importante do continente à telinha: a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também. A entidade entende que as exibições e o calendário serão mais fáceis e fluidos com o comando do ‘Plim Plim’.
A maior felicidade da CBF em relação ao retorno da Globo à Libertadores é com o calendário das competições nacionais. O SBT havia mudado o ‘horário nobre’ do torneio continental para a noite de terça-feira, o que impediu clubes de expressão como Flamengo e Palmeiras, por exemplo, de jogarem no domingo no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, a volta dos grandes confrontos para as quartas-feira é um sinal de alívio para a entidade.
A torcida pela Globo na corrida dos direitos de transmissão vinha das mais altas cúpulas da CBF, com o diretor de competições, Júlio Avelar (ex-FIFA), e até com o presidente Ednaldo Rodrigues. Como mencionado, as mudanças no calendário fizeram a diferença na preferência pela emissora carioca, em detrimento ao SBT, de São Paulo. As informações são do portal ‘Notícias da TV’.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Para a TV Globo, o retorno da Libertadores é fundamental. As duas últimas finais, disputadas entre times brasileiros, tiveram índices de audiência muito expressivos, ultrapassando os 30 pontos. Com intuito de retomar o bom IBOPE nas transmissões do futebol, a emissora não poupou esforços e desembolsou quantias altíssimas. Ao todo, a Conmebol deve receber cerca de R$ 1,5 bilhão na transação.
Derrotado pela Globo, o SBT ficou com os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana. Mesmo longe do ideal, a emissora paulista manteve uma competição internacional pelos próximos quatro anos (2023-2026) e deve receber bons níveis de audência. Na TV fechada, a cota de exibição ficou com o Grupo Disney (ESPN + Fox Sports), além do Paramount+. A dupla dividirá 155 partidas da Libertadores.