CBF quer tirar pontos de clubes envolvidos em casos de racismo

Compartilhe com os amigos

Presidente da entidade quer instituir medidas junto à Conmebol para ações efetivas na Libertadores e na Sul-Americana, além das competições nacionais

Apesar de mágico, o mundo do futebol é, por muitas vezes, extremamente preconceituoso. Com casos de racismo cada vez mais frequentes nos estádios, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, decidiu agir. O mandatário vai enviar à Conmebol um documento solicitando ‘punição esportiva’ e perda de pontos dos clubes envolvidos, e deseja instituir as medidas também nas competições nacionais.

O posicionamento de Ednaldo Rodrigues se deu após o anúncio feito pela Conmebol na última semana, com a pretensão de aumentar o valor das multas aos clubes envolvidos. O presidente da CBF, no entanto, não acha a medida suficiente para combater as ações.

Não concordo com apenas multa financeira ao clube que tiver um torcedor racista. Não se combate a discriminação apenas aumentando a multa. Tem que ser de forma mais dura. O clube precisa sofrer uma punição esportiva. Quero que o time do torcedor identificado cometendo um ato racista perca pelo menos um ponto na tabela do campeonato. Só assim acredito que vamos pacificar os estádios -, disse, antes de prosseguir:


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


O clube tem que ser punido por não ter conseguido educar o torcedor que entra no seu estádio. Com a punição esportiva ao clube, conseguimos envolver o torcedor nesta luta antitracista. O torcedor seria um fiscal contra o preconceito na arquibancada -, concluiu.

Na edição 2022 da Copa Libertadores, diversos casos de racismo contra brasileiros foram registrados. Vale destacar, que o Código Disciplinar da Conmebol prevê multa mínima de US$ 30 mil (cerca de R$ 150 mil) para as ações. Todavia, os valores podem ser aumentados pelos integrantes do comitê.

Além do documento que será enviado à Conmebol, Ednaldo Rodrigues também deseja intensificar as penas no Brasil. O presidente irá propor sentenças mais duras, como a perda de ao menos um ponto para os clubes envolvidos nos episódios de racismo em todas as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O racismo acontece porque não tem punição. Simples assim!

  • Pura palhaçada de quem não tem o que fazer. Só um detalhe: Se algum torcedor adversário se infiltrar numa determinada torcida e praticar o ato de racismo!? Como mensurar isto!?

Comentários não são permitidos.