O aniversariante desta terça-feira (10), atuou como jogador e treinador pelo Mais Querido
Nesta terça-feira (10), Vanderlei Luxemburgo completa 70 anos. Considerado um dos maiores treinadores do futebol brasileiro, o “Profexô”, como é carinhosamente apelidado, teve uma carreira bem extensa e vitoriosa, tanto como jogador quanto comandante. Luxa teve seu auge entre os anos 90 e 2000. Pelo Flamengo, sua passagem ficou marcada dentro e fora de campo. Nas redes sociais, o Mais Querido parabenizou o aniversariante.
O Flamengo usou o seu perfil no Twitter, através de uma publicação, para felicitar o aniversariante nesta data tão especial: “Vanderlei Luxemburgo, que foi técnico e jogador do Mais Querido, completa 70 anos nesta terça-feira. Parabéns e muitas felicidades, Luxa! SRN! #CRF”.
Como atleta, Luxemburgo atuou por Flamengo, Internacional e Botafogo, onde acabou encerrando sua carreira dentro do campo. Já como treinador, teve sua história inicializada com o time do Bragantino, que chamou a atenção nos anos 90. Luxa entrou para a lista dos comandantes com mais campeonatos estaduais no século XIX, com nove conquistas, empatado com Givanildo. Na carreira possui 14 conquistas estaduais empatando com Maurício Simões e estando atrás somente de Givanildo. Foi campeão do regional em todos os quatros estados do Sudeste, sendo o maior do Paulistão.
Luxemburgo é o treinador com mais vitórias na história do Brasileirão (1959 a 2021), com 350 vitórias .Treinou a seleção Brasileira, além de uma passagem pelo Real Madrid. Pelo Flamengo, o comandante teve quatro passagens pelo clube. No ano de 2011, onde teve um time com grandes estrelas em seu comando como Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid, foi onde conseguir se destacar e fazer sua melhor campanha pelo Rubro-Negro. A equipe foi campeã carioca e ficou por sete meses invicta. Neste mesmo ano, o Mais Querido terminou em quarto lugar na competição Nacional.
Entre sua personalidade forte e protagonistas de diversas polêmicas, Vanderlei é um personagem bem marcante no cenário nacional. Muitas das vezes, com alguns bordões e imagens engraçadas, acabou até virando “meme” nas redes sociais.