O Flamengo encarou o Sporting Cristal, pela sexta rodada da fase de grupos da Libertadores, em um jogo protocolar. Isso porque, o Rubro-Negro já estava classificado para as oitavas de final e com a liderança garantida no Grupo H do torneio. Ainda assim, a equipe comandada por Paulo Sousa foi atrás da vitória e conseguiu triunfar por 2 a 1, com gols marcados por Isla e Pedro. O tento do adversário foi marcado por Gonzáles, contando com grande falha de Hugo.
Com isso, o Fla vai para o mata-mata tendo uma das melhores campanhas da fase de grupos, com 16 pontos – apenas o Palmeiras ficou à frente, com 18, e o River, que joga nesta quarta (25) pode ultrapassar pelo saldo de gols.
O JOGO
Já classificado, Paulo Sousa definiu uma escalação mista para dar rodagem ao elenco. Alguns jogadores menos utilizados, como Marinho e Isla ganharam a oportunidade, e outros nomes ‘carimbados’ na escalação foram mantidos, como Gabigol e Pablo, além de Pedro, que tem ganhado mais espaço.
Logo nos minutos iniciais, o Rubro-Negro criou a primeira chance de gol. Após Marinho se deslocar para o lado esquerdo e fazer cruzamento rasteiro, Pedro dominou bem e ajeitou para Gabigol. O camisa 9 buscou a finalização colocada, mas mandou para fora.
Enquanto isso, a primeira oportunidade do adversário veio aos 12 minutos. Atacando o lado direito da defesa do Flamengo, Loyola conseguiu espaço e invadiu a área. Cara a cara com Hugo, o atleta tentou o chute cruzado, mas mandou pelo lado de fora da rede.
O jogo ficou morno, com o Flamengo tendo a maior posse, mas sem conseguir grandes chances em sequência. Marinho conseguiu assustar o goleiro Duarte aos 27 minutos, após receber bom passe de João Gomes e bater forte, da entrada da área. Mas o primeiro golpe de verdade veio minutos depois, com Isla.
Aos 30 minutos, David Luiz arriscou lançamento do meio campo. A bola desviou no meio do trajeto e ficou à feição para Isla. O lateral dominou e chutou mascado. A bola ainda tocou no zagueiro Madrid antes de ir para o fundo das redes e abrir o placar a favor do Mengo.
Depois disso, o Fla voltou a ameaçar aos 43′, quando Lázaro saiu cara a cara com o goleiro, mas foi parado. Vale destacar que, ainda no primeiro tempo, o volante João Gomes recebeu cartão amarelo. Como estava pendurado, o jogador já foi para o vestiário sabendo que terá suspensão a cumprir nas oitavas de final.
A etapa complementar voltou com um Sporting Cristal mais ofensivo, mas sem grandes efeitos práticos no jogo. Inclusive, o primeiro ‘susto’ da etapa complementar também foi do Fla. Aos seis minutos, Thiago Maia fez bom lançamento para Lázaro, e o goleiro Duarte teve que sair para cortar. Na sobra, Pedro bateu por cobertura, e a bola passou perto.
Pedro voltou a aparecer aos 14 minutos, mas dessa vez como garçom. O camisa 21 recebeu na entrada da área e encontrou Lázaro com um belo passe de calcanhar. O jovem dominou e bateu forte, de esquerda, mas o goleiro fez mais uma boa defesa.
Aos 17 minutos, o Sporting Cristal teve ótima chance para empatar. Em lançamento nas costas de Ayrton Lucas, Lola levou a melhor e conseguiu passar para González. Cara a cara com Hugo, o meia exagerou na força e mandou por cima da meta, dando alívio aos rubro-negros.
Vendo a melhora do adversário, Paulo Sousa promoveu uma sequência de mudanças: Rodinei, Andreas e Bruno Henrique entraram nas vagas de Isla, João Gomes e Marinho.
Pouco depois de entrar, Bruno Henrique e Andreas conseguiram fazer a diferença. O atacante arrancou pela esquerda e sofreu falta. Na cobrança, o belga fez ótimo cruzamento, e Pedro subiu bem para cabecear, ampliando o placar para o Flamengo aos 29 minutos.
O tento animou a equipe rubro-negra, que criou mais duas chances claras de gol na sequência. Em nova bola parada, David Luiz fez grande cabeceio a queima roupa, e a bola tinha endereço certo, mas o goleiro desviou, contando ainda com o travessão para o Fla não aumentar a conta. No lance seguinte, foi a vez de David cruzar para Lázaro. O jovem cabeceou pelo lado de fora das redes e chegou a ‘enganar’ torcedores, que comemoraram ao pensar que havia sido gol.
Tentando mudar o cenário, o técnico Mosquero substituiu o atacante Ávila por Grimaldo. Paulo Sousa respondeu ao mesmo tempo, com Victor Hugo na vaga de Lázaro, aos 32 minutos.
Aos 40 minutos, o Sporting Cristal conseguiu diminuir o placar. González, que havia perdido uma grande chance, conseguiu espaço para bater cruzado. Mesmo sem ter sido uma grande finalização, o goleiro Hugo falhou e acabou aceitando.
Os minutos finais foram mais agitados, já que o time visitante cresceu no jogo e chegou a sonhar com o empate, mas o Fla conseguiu controlar a pressão e garantir a vitória. Com isso, o Rubro-Negro chegou a 16 pontos, com nove gols de saldo. Até então, esta é a segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, abaixo do Palmeiras. O Fla ainda pode ser ultrapassado pelo River Plate, que joga nesta quarta-feira (25), contra o Alianza Lima. Caso o time argentino vença por dois gols ou mais, ultrapassará o Mais Querido.
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
Ver comentários
Esse Goleiro do Flamengo é igual Feriado em dia de Domingo!
Esse Goleiro do Flamengo é igual Feriado em dia de Domingo!
Só tinha 1 encanto, que eram as boas defesas pelo tamanho. Péssimo com o pé e sai horrorosamente em bolas altas. Não sobra mais nada para aproveitar. Um bom de um frangueiro.
Só tinha 1 encanto, que eram as boas defesas pelo tamanho. Péssimo com o pé e sai horrorosamente em bolas altas. Não sobra mais nada para aproveitar. Um bom de um frangueiro.