Distruibuição das cotas de TV é o principal empecilho para criação da Liga do Futebol Brasileiro
Nesta terça-feira (03), os clubes do futebol brasileiro se reuniram para analisar a proposta da criação do novo torneio no país. Neste momento, o principal empecilho é a distruibuição das cotas de TV do campeonato, visto que o Athletico-PR quer receber o mesmo valor de Flamengo e Corinthians. Para o comentarista Tulio Rodrigues, o presidente do time paranaense, Mário Celso Petraglia, está reclamando por um motivo pouco relevante em relação aos fatores positivos que serão adquiridos com a Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA).
— Alguns clubes já assinaram o documento com a intenção da criação da liga, outros são contra, e eu acho por um motivo totalmente distinto do que eu acho que deveria ser o principal objetivo da criação da Liga. Eu acho que a Liga, que tem a concordância da CBF, tem como principal motivo que os clubes brasileiros tomem pra si o fato de poderem organizar o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil -, ponderou, antes de finalizar:
— Mas há clubes mais preocupados com os direitos de transmissão que com, de fato, passar a mandar nos principais produtos, que são os campeonatos nacionais. Temos o Athletico-PR chorando, quer ganhar o mesmo valor que Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, clubes que têm mais audiência na TV paga e aberta. E nesse momento jamais chegaremos a um consenso se o pensamento dos dirigentes forem a questão de igualar os direitos de transmissão -, concluiu, em vídeo publicado no canal Coluna do Fla, via YouTube.
VEJA A OPINIÃO COMPLETA:
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Flamengo e Corinthians divergem dos demais clubes do futebol brasileiro sobre ter uma igualdade na distruibuição de cotas de TV, já que possuem as duas maiores torcidas do país. O Athletico-PR se mantém na decisão e pretende adquirir apoiadores para demonstrar incômodo com a proposta realizada e dificultar a criação da Liga.
Na reunião desta terça-feira (03), os seguintes clubes assinaram o acordo da criação da nova Liga: Flamengo, Corinthians, América-MG, Bragantino, Palmeiras, Santos, São Paulo e Cruzeiro. Os demais times irão analisar a proposta de forma cautelosa e a expectativa é de que tenha uma resposta concreta nas próxima semanas.
Sugiro que as cotas sejam divididas em 3 partes. Uma parte da cota seja distribuída conforme a classificação no campeonato anterior, para estimular os clubes sem chance de título e de rebaixamento a continuarem lutando até a última partida. Uma parte seja fixa e igual para todos os clubes. E uma parte seja conforme audiência. Se nós trabalhamos em cooperativa, e eu vendo mais produtos do que você, você não pode querer ganhar a mesma coisa que eu.