25 clubes formam novo bloco e travam ‘briga’ por direitos de transmissão em criação de liga 

Compartilhe com os amigos

Times das Séries A e B se juntam para questionar propostas da Libra


Em reunião na CBF, nesta quarta-feira (08), 25 clubes das Séries A e B formalizaram um novo bloco a fim de negociar os direitos de transmissão na criação da liga do futebol brasileiro. Trata-se também de uma resposta à Libra, conjunto de 13 times que buscam organizar o novo modelo da competição, como afirmou o presidente do Atlético-GO, Adson Batista. 

Hoje não existe uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Por isso, fundamos este grupo, para discutir o futebol brasileiro e negociar em conjunto. Não há boa vontade do lado da Libra. Com a Lei do Mandante, ninguém é mais do que ninguém – disse o presidente, em contato com o Ge. 

O novo bloco fora da Libra é composto pelos seguintes clubes: América-MG, Atlético-MG, Atlético-Go, Athletico-PR, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova. 

A Libra, por sua vez, tem os seguintes clubes: Flamengo, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Guarani, Novorizontino, Ponte Preta e Vasco.


Saiba como lucrar com apostas esportivas!


A divisão dos direitos de transmissão ainda é a principal divergência entre os grupos e o grande entrave para a criação da nova liga. Inicialmente, os clubes que formam a Libra estabeleceram que as receitas seriam divididas no esquema 40-30-30 (40% de rateio igualitário, 30% por performance e 30% por audiência e engajamento).

O grupo dos 25 clubes, no entanto, discordam  e propõem um esquema de 50-25-25. Além disso, eles questionam os critérios para determinar a divisão da quantia referente à audiência das equipes. 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Só tem peso pesado.

  • Engraçado como a posição das frases pode passar informações diferentes. Eu entenderia de imediato o sentido do título se ele fosse “25 clubes travam ‘briga’ por direitos de transmissão e formam novo bloco em criação de liga”.
    Já do jeito que está, me pareceu que durante a formação do novo bloco para criação da liga eles brigaram entre si pelos direitos de transmissão.

Comentários não são permitidos.