Foto: Divulgação / CBF
Nesta quarta-feira (22), em evento na sede da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Wilson Luiz Seneme, oficializou uma nova conduta nas transmissões. Já a partir da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a 14ª, as linhas de impedimento do VAR serão traçadas e posicionadas ao vivo nas exibições pelos canais de televisão.
— A gente vai disponibilizar a construção da linha do impedimento na transmissão ao vivo. Não vai mais enviar a foto da jogada para a transmissão colocar na sequência. A gente entende que quando as pessoas que estão acompanhando a transmissão começarem a acompanhar a construção da linha, vão entender melhor o final dela — anunciou Seneme.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Implantar tal mudança também causa a necessidade de um treinamento na equipe de arbitragem de vídeo. Sendo assim, o presidente da Comissão de Arbitragem de CBF revelou que os responsáveis pela tecnologia terão aulas diárias acerca do uso correto da tecnologia nos jogos organizados pela entidade.
— A gente quer dar treinamento diário para esses árbitros para que possam melhorar essa linha de intervenção, é o que estamos buscando — contou Seneme.
Traçar as linhas de impedimento ao vivo não foi a única mudança no uso do VAR anunciada nesta quarta (22). No evento, Wilson Seneme afirmou que a CBF vai publicar mais vídeos e áudios contendo os diálogos que acontecem nas cabines de arbitragem. Antes da alteração, a entidade mostrava ao público apenas filmagens de lances revisados. Agora, jogadas que deveriam ser checadas e não foram também serão expostas.
— Nós estávamos com um grupo reduzido de trabalho, por isso não publicamos tudo. A partir de agora, podem nos cobrar mais. Essa demanda tem que ser absorvida — disse Seneme.
O lance mais recente envolvendo o Flamengo no VAR foi um possível pênalti sofrido por Gabigol no jogo diante do Atlético-MG, no último domingo (19), em que o Rubro-Negro foi derrotado por 2 a 0. Na rodada anterior, o mesmo atacante do Fla sofreu uma cotovelada de zagueiro do Internacional, na 11ª rodada, dentro da área, e o árbitro da ocasião não foi orientado para checar o lance no monitor.
Meio-campistas destacaram o trabalho do técnico português e o momento do elenco antes do duelo…
Flamengo tem 63,9% de aproveitamento na temporada 2026, contra 82,5% do Independiente del Valle (EQU)…
CIES Football Observatory divulgou lista dos elencos mais caros do mundo, e a imprensa do…
Time equatoriano, comandado por Joaquín Papa, sofre com uma série de lesões graves antes do…
Everton Cebolinha revelou chateação por falta de oportunidades na virada de 2025 para 2026 Everton…
Rubro-Negro também tem um jogador pendurado, mas conta com retornos importantes para o duelo em…