Jornalistas defendem manutenção de Vidal e Everton Cebolinha como reservas no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Túlio Rodrigues, Roberto Nazário e Petit acreditam que “time que está ganhando não se mexe”


Com quatro vitórias seguidas, o treinador Dorival Júnior, aparentemente, achou um time ideal para o Flamengo. A escalação formada por Santos; Rodinei, Léo Pereira, David Luiz e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro eliminou o Tolima (COL), na Libertadores, e o Atlético-MG, na Copa do Brasil. Eestes 11 atletas devem ser titulares no duelo contra o Athletico-PR, nesta quarta-feira (27), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Para os comentaristas do Coluna do Fla, Túlio Rodrigues, Petit e Roberto Nazário,  o técnico conseguiu o mais difícil, que é formar uma equipe vitoriosa, e isto deve ser valorizado. De acordo com o apresentador Túlio Rodrigues, em time que está ganhando não se mexe, mesmo com as chegadas do volante Vidal e do atacante Cebolinha. Aos olhos do jornalista, a briga vai ser boa, mas os atletas, que já ganharam a Copa América e estavam na Europa, não podem jogar com o nome.


Ganhe dinheiro com vitórias do Mengão



— Vidal e Cebolinha chegam para brigar, mas em time  que está ganhando, não se mexe. No entanto, eles devem ser as primeira opções do técnico Dorival Júnior. São dois jogadores que chegam buscando espaço. No último jogo, deu para ver que eles não estão 100% fisicamente. Não podem jogar com o nome, mas a briga vai ser boa — analisou Túlio, em bate-papo no canal do Youtube do Coluna do Fla.

Assista às opiniões na íntegra 

O comentarista Roberto Nazário mostrou-se alinhado com o pensamento de Túlio e ainda valorizou a dupla formada por Gabigol e Pedro, outro “achado” do treinador Dorival Júnior no Flamengo. O analista destacou que os atacantes têm muita conexão e entrosamento, assim como Everton Ribeiro e Arrascaeta. Desta forma, Cebolinha tende a ficar sem espaço no ataque.

— Essa formação está dando certo. O Dorival está colocando Pedro e Gabigol juntos, o que, na filosofia de outros treinadores, não dava certo. Eles estão conectados. O Gabigol está mostrando que não é egoísta. O Arrascaeta é um gênio, nem precisamos falar disso. E o Everton Ribeiro está recuperando o bom futebol, mesmo com um pouco mais de idade e sem a mesma velocidade — comentou Nazário.

Por fim, o também comentarista Petit endossou o raciocínio de Túlio e Nazário. Ele ainda valorizou a recuperação de Léo Pereira. Outrora criticado pela torcida, o defensor tornou-se titular e peça fundamental no time de Dorival Júnior, a ponto de fazer falta quando não é escalado.

—  É difícil você encontrar um time ideal, um grupo que consegue jogar bem vários jogos. E o Dorival conseguiu. Também vejo o Vidal e o Cebolinha como opções e não mexeria nessa escalação. Iria com esse time aí e se precisarmos, eles entram no segundo tempo. Hoje, o Dorival achou uma forma de jogar e eu duvido que ele queira mexer no time. Em uma escalação na semana passada, senti falta do Léo Pereira. Está jogando demais. Contra o Atlético-MG, colocou o Hulk no bolso e fechou o zíper — observou Petit.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Com um calendário insano e tantos jogos no ano, acredito que deveriam acabar com esse conceito de “time titular” e começar a trabalhar num sistema de rodízio, onde os demais jogadores entram constantemente para pegar ritmo e ajudar a equipe. Haverá espaço para Vidal e Cebolinha, pois se eles não forem titulares, poderão entrar praticamente em todos os jogos, assim como os demais jogadores que já fazem parte do elenco. E vice-versa: estes jogadores podem começar como titulares e serem substituidos gradativamente, conforme a necessidade.

  • Acredito que Vidal deve ganhar a titularidade. O Cebolinha vai ter uma dificuldade, que é a mudança do esquema. O time jogava com pontas na era Paulo Sousa, agora não tem no time do Dorival. Hoje temos um 4 3 1 2, que favorece muito o futebol de Arrascaeta, Gabriel e Pedro. Acho muito difícil mexer nessa formação. Se passar para o 4 2 3 1, usando Cebolinha e Gabriel nos lados, vai prejudicar muito o futebol do Gabriel. Mas tem outro aspecto que não estão considerando, a defesa. Na minha opinião a melhora da defesa passa diretamente por esse tripé formado no meio campo, com Thiago Maia de cabeça de área e Everton Ribeiro e João Gomes fechando um trio. A zaga está muito menos exposta, o balanço defensivo do meio campo melhorou. Vai mudar isso assim? Acho difícil. Pra mim o Cebolinha vai sofrer do mesmo mal do Pedro, jogador de nível titular que não vai entrar por não casar com o esquema tático principal.

  • Na mensagem anterior, considerei a vaga de BH para o Cebolinha, dentro da visão de esquema em que incluía o BH. Obviamente, se a estratégia de jogo for outra e vencedora, a opção tem que ser a de Cebolinha aguardando para entrar. Agora, quando saberemos que Cebolinha vai oferecer algo melhor como, por exemplo, se entrar no lugar do já não tão eficiente Éverton Ribeiro, com o deslocamento de Gabigol para a direita e mantendo Pedro no meio? Esta opção pode render bastante!

  • Os jornalistas e/ou comentaristas/colunistas vivem das matérias que fazem. Entretanto, estes profissionais devem fazer uma boa análise (criteriosa) prévia do que colocam ao público.
    Cebolinha e Vidal são jogadores de qualidade reconhecida, no mundo todo. Foram adquiridos pelo Flamengo por valores muito elevados, principalmente o Cebolinha. Então, não são jogadores que vieram para ficar como reservas. Eles necessitam de sequência de jogos para atingirem a condição técnica máxima. Se ficarem no banco, como ficou Pedro, na era Paulo Sousa, vão entrar e produzir pouco ou nada e a torcida vai querer suas saídas.
    Cebolinha chegou para jogar no espaço em que jogava BH. BH, por sua vez, ameaçava sair do clube e nunca teve uma sequência adequada, depois de 2019. Voltou mas se machucou e só jogará em 2023. Então, a vaga é do Cebolinha, a menos que alguém apresente melhor futebol ou ele se machuque.
    Vidal tem quase a mesma condição. Andreas e Arão saíram, Thiago vinha muito mal e Diego já não apresenta o seu melhor, há bastante tempo. Diria ainda que Éverton também não está bem. Então, a vaga tem que ser do Vidal até que se prove o contrário. Temos visto o Thiago fazer boas partidas (4 ou 5 últimas partidas), mas ainda tem algumas limitações. Vidal disputa com vigor e recupera bolas, dá passes com grande percentual de acerto, faz a transição como poucos, e até se apresenta no ataque, para fazer seus gols. Para fazer isto com o seu melhor, precisa jogar.
    Se ficarmos guardando as jóias por medo de usá-las, é melhor não comprar.

Comentários não são permitidos.