Veja como Gabigol se tornou o 6º melhor da Copa do Brasil

Compartilhe com os amigos

Rotina intensa de exercícios e mudança na dieta ajudam atleta


Aos 26 anos, Gabigol é um fenômeno dentro das quadras. Quem é flamenguista, conhece o trabalho do atacante, e quem torce para outro time, também sabe o quanto ele brilha nas partidas. Não é à toa que o jovem ocupa o 6º no ranking de maiores artilheiros da Copa do Brasil, ao lado de Dodô. No total, até o final de agosto, Gabigol tinha feito 26 gols em 43 jogos.

Porém, chegar até onde está não foi fácil. Como toda grande estrela, o atacante precisou treinar muito e dar uma atenção especial à alimentação. Confira um pouco sobre a história do Gabigol!

O triunfo que o Flamengo precisava
Gabriel Barbosa passou pelo Santos e pelo Inter de Milão, na Itália, antes de aterrissar no Flamengo. Apesar de esses trabalhos terem sido importantes para o jogador, foi no time carioca que ele se tornou Gabigol e ganhou projeção nacional.

Em 2019, o Flamengo estava vivendo um momento difícil, em recuperação financeira, e com dificuldades para ganhar títulos. A chegada de Gabigol, Bruno Henrique e do uruguaio Giorgian de Arrascaeta mudaram isso.

Juntos, os três conseguiram alavancar o Flamengo, e ajudaram ele a levar os títulos dos últimos anos, como Recopa (2020) e Brasileirão (2019). Aliás, no ano em chegou ao time, Gabigol já levou o prêmio de artilheiro do Brasileirão, por ter feito 43 gols em 56 jogos.

A mudança que fez a diferença
Quando o assunto é alimentação saudável, Gabigol é a prova de que algumas mudanças podem fazer diferença no desempenho em campo. No ano em que foi contratado pelo Flamengo, médicos perceberam que o jogador estava demorando mais do que o ideal para se recuperar depois dos jogos.

O motivo para essa questão de performance estava na alimentação. Por ter uma dieta insuficiente em alguns nutrientes, Gabigol estava perdendo muita massa muscular, que era usada como fonte de energia. Consequentemente, ele sentia as pernas mais pesadas e o corpo mais cansado no dia seguinte da partida.

Para resolver, o jogador passou a consumir mais carboidrato e proteína, tanto nos dias de jogo quanto dentro de casa. Ele, que sempre gostou de malhar e se superar, não deixou de ouvir os nutricionistas e colocar em prática o que precisava para melhorar.

Vale lembrar que o carboidrato é o nutriente que fornece energia ao corpo, e que está presente em alimentos como pães, massas, arroz e batata. Já a proteína ajuda na recuperação dos músculos, e está nas carnes, ovos, leite e grãos, por exemplo.

Para uma pessoa comum, que não é atleta, manter uma dieta equilibrada, com todos esses alimentos, pode ser o suficiente. Até porque, os preços mais elevados têm feito as pessoas restringirem o consumo, e correrem para as ofertas. De acordo com este encarte Guanabara, um pacote de arroz sai por R$ 15,95. O mesmo produto pode chegar a mais de R$ 20 no Extra e no Carrefour.

Em outras palavras, quem não tem uma rotina tão intensa quanto a do Gabigol não precisa se preocupar tanto com a ingestão elevada desses nutrientes. O básico é suficiente para garantir saúde e bem-estar. No caso dele, essa atenção especial com a alimentação pode ser o que o difere de outros competidores, e o que o ajuda a ter uma performance tão elevada.

Motivação acima de tudo
De acordo com jogadores que já atuaram com Gabigol, o que o faz ser tão bom em campo é a motivação constante. O atacante se cobra muito e, por isso, treina com tanta garra e está 100% presente nas partidas.

Além dos treinos com a equipe, o jogador possui uma rotina intensa, que inclui exercícios físicos em casa. Ou seja, mesmo quando poderia estar descansando, Gabigol está focado em ter mais condicionamento físico para os jogos.

Por ter percebido os resultados que a rotina disciplina proporciona, o atacante mantém os hábitos saudáveis na maior parte do tempo. No total, o atacante treina pelo menos três horas fora dos horários da equipe. Porém, o jovem não deixa de curtir a boa fase, e ser notícia pelas grandes festas que promove de vez em quando.

Compartilhe com os amigos

Veja também