Notícias

Conmebol explica por que deve manter final única na Libertadores até 2026

Compartilhe

Esta será a terceira final da Libertadores que não terá os ingressos esgotados


As duas finais únicas da Libertadores da América podendo ter torcida no estádio, até então, não tiveram os ingressos esgotados: Lima, no Peru, e Montevidéu, no Uruguai, em 2019 e 2021, respectivamente. A terceira, agora em 2023, em Guayaquil, no Equador, entre Flamengo e Athletico-PR, está se encaminhando para ter o mesmo destino, mas a Conmebol defende que a decisão do torneio continental seja mantida em somente um jogo, pelo menos até 2026.

Para realizar qualquer mudança na competição, a Conmebol precisa rever alguns acordos comerciais e publicitários que já estão assinados. Inclusive, o contrato com a televisão teria que ser revisado, já que o vínculo foi assinado neste ano, com duração até 2026, e prevê que o torneio seja decidido em apenas um jogo.


Há, entretanto, outro motivo, na visão da Confederação: nas últimas dez edições da Libertadores com a final em dois jogos – ida e volta -, o time que fez o segundo jogo como mandante ficou com o título em oito oportunidades. Por isso, a Conmebol avalia a discrepância “técnica” das decisões com duas partidas, fortalecendo o argumento visando a manutenção do confronto isolado em campo neutro ou já definido antes de a competição ter início – como acontece atualmente. As informações foram publicadas pelo portal Uol Esporte.

O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, é um dos principais defensores da final única. Levando em consideração o fator “técnico” do torneio, além dos acordos já firmados garantindo a decisão em uma só partida até 2026, uma mudança geraria um grande impacto em todos os pactos firmados, o que não é visto como “simples” a ser feito pelo mandatário da instituição.

Cerca de 13 mil ingressos foram vendidos, até então, para a torcida do Flamengo, com algo em torno de 1,2 mil para adeptos do Athletico-PR. A Conmebol, com isso, está distribuindo bilhetes em eventos por Guayaquil e convidará parceiros comerciais para assistirem à partida do Estádio Monumental. A previsão é que pouco mais de 40 mil pessoas marquem presença no palco da grande final continental.

Importante salientar que na final única de 2020, que terminou em janeiro de 2021, Palmeiras e Santos se enfrentaram no Rio de Janeiro apenas para convidados, já que não era permitida a presença de público nos estádios por causa da pandemia da Covid-19. Por isso, esta decisão não foi levada em consideração para avaliar a quantidade de torcida nas finalíssimas com duelos isolados da competição sul-americana.

Flamengo e Athletico-PR, sabendo que o estádio não estará 100% lotado, focam apenas no grande dia. As equipes se encaram já neste sábado (29), às 17h (horário de Brasília), no Monumental de Guayaquil. Em caso de empate no tempo regulamentar, o título será decidido na prorrogação. Se a igualdade no placar permanecer, o confronto vai para pênaltis.

Notícias recentes

  • Manchetes

Ex-zagueiro do Flamengo viraliza na ‘web’ após marcar golaço em jogo da Série B do Brasileirão; veja vídeo

Qual foi o ex-zagueiro do Flamengo que marcou gol em jogo entre América-MG e Criciúma?…

24/06/2026
  • Notícias

Copa do Mundo: jogo do Brasil x Escócia vai passar na Globo?

A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela Copa do Mundo; o torcedor…

24/06/2026
  • Destaque

Quando os jogadores do Flamengo entram em campo na 3ª rodada da Copa do Mundo?

Nove jogadores do Flamengo estão à disposição das seleções na Copa do Mundo A terceira…

24/06/2026
  • Notícias

Jogos da Copa do Mundo hoje: Escócia x Brasil, Marrocos x Haiti e mais 4 partidas acontecem nesta quarta

Copa do Mundo terá jogos decisivos valendo vaga na fase de 16 avos de final…

24/06/2026
  • Destaque

Brasil x Escócia: astro de time escocês já enfrentou o Flamengo e arrumou confusão

Principal jogador da Escócia, Andy Robertson encarou o Flamengo em 2019 Brasil e Escócia entram…

24/06/2026
  • Notícias

Colômbia derrota Congo e sela classificação antecipada à próxima fase da Copa

Colômbia se isolou na liderança do Grupo K da Copa do Mundo; Carrascal, do Flamengo,…

24/06/2026