Fazer a barba, músicas e energético: Filipe Luís revela ‘ritual de minutagem’ antes de decisões

Compartilhe

Filipe Luís contou toda a rotina que planeja em dia de jogos importantes


Filipe Luís é um dos jogadores mais experientes do atual elenco do Flamengo. Aos 37 anos, o lateral se prepara para disputar a terceira final de Libertadores da carreira, desta vez contra o Athletico-PR, no próximo sábado (29). Para a partida decisiva no Equador, o jogador já antecipou que não vai abrir mão de um ritual que o acompanha desde o início da carreira.

— Já começa antes do jogo, fazer a barba, escutar as mesmas músicas, o banho, o que comer antes do jogo, dependendo da hora do jogo, e aí tem as músicas no ônibus, a música que tem que chegar e escutar na chegada do ônibus. Chegando no vestiário tomar um Red Bull, analisar os últimos repasses dos adversários. Mas os outros jogadores respeitam, uns tentam dar uma ‘quebrada’ — revelou Filipe, ao podcast da Conmebol.

Sou que nem o Nadal, tenho rotinas que faço no vestiário, que costumo fazer no ônibus, no trajeto. Coisas que eu fui construindo ao longo da minha carreira, e foram sempre com vitórias, então foi dando certo e fui continuando. Não é algo que vai fazer a diferença caso eu não faça, mas gosto de sempre fazer o ritual da vitória. Entrar com pé direito no campo, mas já entrei com pé esquerdo e perdemos — disse o lateral esquerdo.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Ao contrário do que muitas pessoas fazem, o ritual de Filipe Luís não é levado para o lado supersticioso. O jogador deixou claro que esse passo a passo serve como uma sequência de ações com ‘minutagem’ parecidas, que ajudam o lateral a ficar concentrado.

— Esse ritual do vestiário não é um ritual supersticioso, é mais um ritual de minutagem, porque eu sei o tempo certinho que eu tenho até entrar no campo, então costumo fazer as mesmas coisas para focar no jogo e não perder a concentração. Isso me ajuda a concentrar e acaba virando uma mania, porque são vários anos fazendo a mesma coisa — completou Filipe.

Todo esse ritual lateral esquerdo de deverá ser feito no próximo sábado (29), quando o Flamengo tem o jogo mais importante do ano. Em Guayaquil, no Equador, o Rubro-Negro disputa a final da Libertadores contra o Athletico-PR. A partir das 17h (horário de Brasília), o Mais Querido vai em busca do tri da América, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.

Notícias recentes

  • Notícias

Carrascal é eleito ‘Craque da Torcida’ após atuação de gala em goleada do Flamengo contra o Mirassol

Rubro-negros escolheram Jorge Carrascal como 'Craque da Torcida' em votação nas redes sociais O Flamengo…

17/08/2026
  • Notícias

Jogo do Brasileirão hoje: Internacional e Remo entram em campo nesta segunda

O jogo encerra a 23ª rodada do Brasileirão nesta segunda-feira (17) O Flamengo goleou o…

17/08/2026
  • Notícias

Rafael Guanaes se rende ao Flamengo após goleada sofrida pelo Mirassol e dispara: “Não é o nosso campeonato”

Treinador do Mirassol reconheceu a superioridade do Flamengo após o 5 a 1 sofrido nesse…

17/08/2026
  • Notícias

Flamengo abre votação para escolher ‘Manto da Nação’ de 2026; veja 10 finalistas

Votação do 'Manto da Nação' acontece até 30 de agosto O Flamengo lançou o 'Manto…

17/08/2026
  • Notícias

Com 1 jogo a menos, Flamengo soma 4 gols a mais que o Palmeiras e dispara como melhor ataque

Flamengo aumentou o saldo de gols no Brasileirão após aplicar 5 a 1 no Mirassol,…

17/08/2026
  • Destaque

Danilo prega equilíbrio após goleada e projeta jogo do Flamengo x Cruzeiro, pela Libertadores

Danilo foi titular em jogo do Flamengo x Mirassol O Flamengo fez valer o favoritismo…

17/08/2026