EXCLUSIVO | Ex-dirigente do Flamengo revela ‘pedido de socorro’ do Corinthians após rebaixamento em 2007

Compartilhe com os amigos

Vice-presidente de Marketing do Flamengo em 2007, Ricardo Hinrichsen faz revelação sobre ‘momento sombrio’ do Corinthians


Por: Bruno Villafranca e Leonardo José

O Flamengo é um dos clubes brasileiros que mais investem em marketing e parcerias. No entanto, uma dessas parcerias chamou atenção. No final 2007, o Rubro-Negro recebeu um ‘pedido de socorro’ do recém-rebaixado Corinthians. Prontamente, o Mengo se dispôs a ajudar. A sequência do negócio foi destrinchada pelo vice-presidente de Marketing do Fla naquela época, Ricardo Hinrichsen, em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla.

A ideia (do Corinthians) era desenvolver projetos comuns, inclusive, de patrocínios na época. Tentar vender pacote de patrocínios comuns, que, onde o patrocinador entrasse, patrocinasse ao mesmo tempo os dois clubes. Não se saberia ainda como o Corinthians iria performar, em termos de marketing, na segunda divisão. Um negócio inédito. Fazer junto com o Flamengo, em tese, criaria a possibilidade de alavancar projetos onde o Corinthians, na segunda divisão, talvez, sozinho, não conseguisse — explicou Ricardo.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Ou seja, o Corinthians queria a parceria do Flamengo para tentar ‘entrar no jogo’ de alguns patrocinadores que quisessem se aliar ao Rubro-Negro. A proposta do time paulista, inclusive, foi formalizada no dia seguinte à concretização do rebaixamento alvinegro para a Série B 2008.

A reunião aconteceu no Parque São Jorge, sede do Corinthians em São Paulo. Este encontro foi o primeiro do time paulista com um possível parceiro comercial, depois da confirmação do rebaixamento.

A gente ajudou, se disponibilizando a participar de qualquer projeto que fosse necessário e autorizando a agir dessa forma. Tudo isso foi feito. Eu, como vice de Marketing, não tinha autonomia de decidir tudo isso sozinho, porque era um projeto institucional. Então, tive autorização do presidente Márcio Braga, na época, para fazer adotar essa política — continuou o ex-vice-presidente de Marketing do Flamengo.

CONTRATO DO FLA COM A OLYMPIKUS PARA O CORINTHIANS PRESSIONAR A NIKE

Quando o Flamengo fechou contrato com a Olympikus, em 2008, Ricardo Hinrichsen ligou para o Luis Paulo Rosenberg, diretor de Marketing do Corinthians na época, “para passar as condições comerciais, de modo a que ele pudesse usar isso para negociar a melhor renovação possível com a Nike”.

Ricardo Hinrichsen, inclusive, chegou a falar sobre o assunto nas redes sociais, com publicação tendo a seguinte mensagem: “Essas são estórias dos bastidores que ninguém conhece, que nunca achei necessário divulgar. Nesse momento, onde se demoniza Flamengo por uma contratação de técnico, acho importante lembrar que no momento mais sombrio de sua história, o Corinthians só pode contar com o Flamengo“.

DESFECHO DA PARCERIA ‘FLARINTHIANS’

Não sei se houve um benefício. O Corinthians conseguiu rapidamente repor. Perdeu a Samsung, que era o patrocinador, mas repôs com outro patrocinador rapidamente. Eles conseguiram gerar receitas na Segunda Divisão, depois, com outras campanhas. No final das contas, acho que não foi algo que tenha gerado um valor muito grande. A gente se disponibilizou a ajudar, mas acabou que, no final, não foi tão necessário — completou Ricardo Hinrichsen.

Vale destacar que, atualmente, a relação entre Flamengo e Corinthians tem sido alvo de polêmica. Isso porque, tanto profissionais da imprensa quanto torcedores estão criticando a postura do Rubro-Negro na busca por Vítor Pereira. O técnico português estava no Alvinegro e decidiu não renovar o vínculo para 2023 alegando “problemas pessoais”. Entretanto, pouco depois, o europeu disse “sim” ao Mengo e deve assumir a equipe no próximo ano.

Compartilhe com os amigos

Veja também