Fifa retoma estudo para alterações no Mundial de Clubes

Compartilhe com os amigos

Edição que terá Flamengo até agora não tem data e local


A Fifa tem tido dificuldades para encaixar o Mundial de Clubes no calendário do futebol. O problema vem ocorrendo há alguns anos e, com a realização da Copa do Mundo em novembro e dezembro, foi agravado na atual temporada. A edição que terá Flamengo e Real Madrid (ESP), por exemplo, ainda não tem data definida. Por isso, a entidade máxima do esporte estuda alterações na competição depois de 2023.

A edição que já tem o Flamengo confirmado seguirá no modelo dos últimos anos, com sete times, com os campeões continentais e o representante do país-sede. A favorita a receber o torneio, de acordo com o jornalista Martín Fernandez, é Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e no período entre 01 e 11 de fevereiro, segundo o repórter do GE. Mas a decisão ainda não foi confirmada pela Fifa.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


O principal desejo da Fifa é tornar o Mundial de Clubes lucrativo. Para isso, a entidade entende que a competição precisa ser reformulada. Em 2019, o órgão chegou a anunciar a criação de um torneio a ser disputado com 24 clubes, a cada quatro anos, e a primeira edição seria em junho de 2021, na China. O Flamengo, na ocasião, tinha vaga garantida, pelo título da Libertadores de 2019. No entanto, com a pandemia do coronavírus e todo prejuízo causado no calendário nos anos seguintes, a ideia ‘voltou para a gaveta’.

A princípio, o Mundial de Clubes no velho formato está garantido no início de 2023, já que não pôde ser realizado no fim do ano, como de costume, por conta da Copa do Mundo. Além de Flamengo e Real Madrid (ESP), estão garantidos o Wydad Casablanca, do Marrocos, campeão da Champions da África. Seattle Sounders, dos Estados Unidos, vencedor da Concochampions (América do Norte e Central), e o Auckland City, da Nova Zelândia, novamente dono da taça na Oceania.

Falta definir o campeão da Ásia, que será conhecido no dia 26 de fevereiro, e o representante do país-sede. Caso o Mundial ocorra antes do fim do torneio asiático, o vencedor do ano anterior, o Al Hilal (ARS), deve representar o continente. Time este já conhecido pelo Flamengo. No Mundial de 2019, as duas equipes se enfrentaram na semifinal, com o Mais Querido avançando, após vitória por 3 a 1.

Compartilhe com os amigos

Veja também