Flamengo é campeão da ‘nova Libertadores’ com melhor campanha

Compartilhe com os amigos

Em toda a história, Flamengo só fica atrás do Estudiantes (ARG), de 1969


Além de campeão invicto, o título do Flamengo na Libertadores de 2022 tem outro fator especial: é a melhor campanha no novo modelo da competição, que começou em 2019. O Fla ergueu o troféu com 12 vitórias e um empate, o que representa 94,9 % de aproveitamento, marca bem difícil de ser batida.

Em 2019, ano que também terminou com título do Flamengo, o Mais Querido perdeu três jogos, empatou outros três e venceu sete, fechando a competição com 61,5% de aproveitamento. Já o Palmeiras, que levou a melhor em 2020 e 2021, foi campeão com 82% e 77%, respectivamente.


Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo


Desde que surgiu a competição, envolvendo todos os formatos já utilizados, há apenas um campeão com aproveitamento superior ao do Flamengo: o Estudiantes (ARG) em 1969. É importante frisar, porém, que o time argentino realizou apenas quatro jogos naquela edição da Libertadores. Isso porque, o regulamento da época garantia o campeão da temporada anterior já na semifinal. Sendo assim, a equipe de La Plata teve que superar apenas a Universidad Católica (CHI) e o Nacional (URU), que haviam se classificado ao longo das fases anteriores do torneio.

Depois do Estudiantes e do Flamengo, o time que teve a melhor campanha foi o Cruzeiro de 1976, com 88,5% de aproveitamento. Na ocasião, o time mineiro teve dez vitórias, uma derrota e um empate. Além da equipe de Belo Horizonte, o Internacional, campeão no ano anterior, também disputou a competição naquele ano.

RELEMBRE A CAMPANHA DO FLAMENGO NA LIBERTADORES 2022: 

Fase de grupos:

1ª rodada – Sporting Cristal (PER) 0x2 Flamengo

Após o vice na Libertadores de 2021 e no Carioca de 2022, o Flamengo estreou na competição sob desconfiança de parte da torcida, mas venceu por 2 a 0, com gols de Bruno Henrique e Matheuzinho, um em cada tempo.

2ª rodada – Flamengo 3×1 Talleres (ARG)

Primeiro jogo em casa. O Flamengo logo abriu 2 a 0, com gols de Gabigol e Everton Ribeiro. Os argentinos descontaram nos acréscimos, com Fertoli, mas o Mengão deu números finais na etapa complementar, novamente com o camisa 7.

3ª rodada – Universidad Católica (CHI) 2×3 Flamengo

Essa partida foi para lá de curiosa. O Flamengo abriu o placar com Gabigol, mas os chilenos empataram com Isla fazendo gol contra. Aos 35, Gabi fez novamente. Com 40 do segundo tempo, o Fla ampliou para 3 a 2, mas Pablo fez contra e deu números finais, já nos acréscimos. Com nove pontos, o Mais Querido fechava o primeiro turno com 100% de aproveitamento e na liderança do Grupo H.

4ª rodada – Talleres (ARG)  2×2 Flamengo

O primeiro e único tropeço do Flamengo. Ao contrário dos demais jogos, o Mengão saiu atrás, com mais um gol conta, agora de Arão, ainda no primeiro tempo. Aos 5 da etapa final, Arrascaeta igualou, mas sete minutos mais tarde, Michael Santos recolocou a equipe de Córdoba (ARG) na frente. O atacante Pedro impediu a derrota aos 25.

5ª rodada – Flamengo 3×0 Universidad Católica (CHI)

A vitória mais fácil da primeira etapa. O Flamengo abriu 2 a 0 com Arão e Everton Ribeiro, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Fla tirou o pé, mas fechou em 3 a 0, com uma pintura de Pedro. A vaga nas oitavas de final estava assegurada. E o primeiro lugar no grupo também.

6ª rodada – Flamengo 2×1 Sporting Cristal (PER)

Último jogo da competição com Paulo Sousa. O Flamengo não jogou bem, mas venceu por 2 a 1. Isla abriu o placar no primeiro tempo, enquanto Pedro fez o segundo na etapa complementar. Aos 40 do segundo tempo, os peruanos descontaram com Gónzales.

MATA-MATA

Oitavas de final (ida) – Tolima (COL) 0x1 Flamengo

Primeiro jogo com Dorival na Libertadores e o último de Andreas Pereira. O belga-brasileiro, aliás, fez o gol da vitória com um belo chute de fora da área, aos 17 do primeiro tempo. Após a partida, o volante voltou para o Manchester United (ING) e hoje vê Thiago Maia ser titular absoluto, ao lado de João Gomes.

Oitavas de final (volta) – Flamengo 7×1 Tolima (COL)

A nova dupla de ataque. No Maracanã, os torcedores viram um show de Gabigol e Pedro e tiveram certezas: aquela dupla daria muitos frutos. O camisa 21 fez quatro gols, Gabigol fez outro, mas infernizou a defesa colombiana. Matheus França e Quinõnez (a favor e contra) deram números finais.

Quartas de final (ida) – Corinthians 0x2 Flamengo

Primeiro duelo com brasileiros. O Flamengo não se intimidou em São Paulo e venceu em plena Neo Química Arena. Arrascaeta, em uma pintura da entrada da área, abriu o placar aos 37 do primeiro tempo. No início do segundo, Gabigol, também com um tento bonito, ampliou para o Mengão, que carregou grande vantagem para casa.

Quartas de final (volta) – Flamengo 1×0 Corinthians

Pedro decide. No segundo jogo das quartas de final, o Flamengo encontrou um Corinthians defendendo melhor, mas também ‘tirou o pé’. O gol da classificação à semifinal foi marcado aos sete do segundo tempo. O zagueiro Bruno Méndez, do time paulista, foi expulso pouco depois, e a vaga estava assegurada.

Semifinal (ida) – Velez (ARG) 0x4 Flamengo

Rumo a Guayaquil? Com três gols de Pedro e um de Everton Ribeiro, o Flamengo deu grande passo rumo à final da Libertadores e fez muitos torcedores já comprarem ingresso para a cidade equatoriana, onde foi a final da competição. E a goleada ainda ficou barata dado o tamanho de volume de jogo do Mengão

Semifinal (volta) – Flamengo 2×1 Velez (ARG)

Vaga carimbada. Com a classificação para lá de encaminhada, o Flamengo não contou com alguns titulares e saiu atrás no placar, com Lucas Pratto, aos 21. Ainda no primeiro tempo, o Mengo empatou com Pedro. No final da partida, Marinho e Pablo marcaram, mas só o do atacante foi validado. Foi o último jogo do time no Maracanã.

Final – Flamengo 1×0 Athletico-PR

É tri! No jogo que está mais fresco na memória do torcedor, o Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de Gabigol, aos 49 do primeiro tempo. Três minutos antes, o zagueiro Pedro Henrique do time paranaense, foi expulso com o segundo cartão amarelo. Também na etapa inicial, Filipe Luís saiu machucado, deu lugar a Ayrton Lucas e assustou os torcedores.

Com o título conquistado nesta temporada, o Flamengo se junta a Santos, São Paulo, Palmeiras e Grêmio no hall dos brasileiros com mais títulos da Libertadores, todos com três conquistas. Além de 2022, o Mengão também ficou no topo do continente em 1981 e 2019.

Compartilhe com os amigos

Veja também