Foto: Reprodução
Por: Pedro Paulo Catonho
A torcida do Fluminense tem celebrado nas redes sociais como um título o feito de Germán Cano no domingo (13), quando o argentino anotou o 44o gol na temporada. Com a marca, o atacante passou o recorde de Gabigol, que havia feito 43 no histórico ano de 2019, pelo Flamengo. No entanto, os tricolores esqueceram de um detalhe importante: o ‘hermano’ precisou de 11 partidas a mais para superar o ídolo rubro-negro.
Em 2019, Gabigol fez 43 gols em 59 jogos, ou seja, média de 0,72 tento por partida. Já Cano balançou as redes 44 vezes em 70 embates, com média de 0,62. Conta a favor do rubro-negro também os pesos das situações. Enquanto o novo camisa 10 da Gávea foi decisivo para os títulos do Brasileirão e principalmente na final da Libertadores naquele ano, o argentino ‘apenas’ ganhou o Campeonato Carioca na atual temporada.
O levantamento de números de gols por temporada é considerado a partir de 2008, quando a Rede Globo fundou o Prêmio Arthur Friedenreich, para entregar ao maior artilheiro de um ano. O Flamengo já conquistou o troféu individual em duas oportunidades. Além de Gabigol 2019, Hernane Brocador também deixou o nome gravado na história, com 36 tentos em 2013. Assim como o atual ídolo, o atacante foi decisivo em grande conquista, a da Copa do Brasil daquele ano.
O troféu considera somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros para a disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: primeira divisão de todos os estaduais do país, Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Taça Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e o Mundial de Clubes. Jogos de seleção não entram na contagem.
Nas últimas cinco temporadas, Gabigol conseguiu o feito de superar a barreira de 20 gols por ano. Em 2018, foram 27, ainda pelo Santos. No ano seguinte, os já citados 43 no ‘ano mágico’ de 2019. Em 2020, o ex-camisa 9 fez 27. No ano passado, o atacante balançou as redes 34 vezes. Na atual temporada, o autor do tento do tricampeonato da Libertadores fez 29, mesma marca do companheiro de ataque Pedro.
Grupos pede a saída de Marcos Motta Sete grupos políticos do Flamengo protocolaram uma representação…
Independiente del Valle carimbou a vaga para as quartas da Libertadores e enfrentará o Flamengo…
Vini Jr fez um gol e deu uma assistência diante da Real Sociedad (ESP) O…
Al Ahli (SAU) bateu o Auckland (NZL) e avançou na Copa Intercontinental O Flamengo sonha…
Flamengo possui nove estrangeiros no elenco, contando com o ítalo-brasileiro Jorginho A abertura da janela…
O que disse Eduardo Domínguez, técnico do Atlético-MG, sobre o Flamengo? Cruzeiro e Atlético-MG empataram…