Vinição é líder de desarmes do Campeonato Espanhol; Flamengo tem direito a 40% de “mais-valia” sobre o volante
Revelado nas categorias de base do Flamengo, Vinicius Souza – ou Vinição, como era chamado nos tempos de Fla – tem se destacado no Espanyol (ESP). O atleta é o líder de desarmes da La Liga. Por isso, o Atlético de Madrid (ESP) quer contratar o ex-jogador do Rubro-Negro. O Mengão, com isso, pode ter lucro na transação.
Vini Souza, como é conhecido na Espanha, está emprestado pelo Grupo City ao Espanyol e foi titular nos 14 jogos oficiais desde que chegou ao clube. Segundo o jornal Sport, principal diário esportivo de Barcelona, na Espanha, o Atlético de Madrid passou a cobiçar – e muito – o ex-Flamengo.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
O Atlético de Madrid acompanha de perto Vinícius desde que chegou à Espanha. O jornal também afirma que o jogador foi muito bem no empate por 1 a 1 contra o time de Simeone, na capital espanhola. Caso a expectativa se cumpra com a venda de Vinição na janela do meio do ano, o Flamengo receberá um percentual.
Isso porque, o Flamengo tem direito a 40% de mais-valia, ou seja, um percentual em cima do lucro. Não se trata de 40% dos direitos econômicos, mas sim de uma fatia de um esperado lucro por parte do Grupo City com a possível venda de Vinição ao Atlético de Madrid – ou qualquer outro clube.
Basicamente, o Flamengo vendeu 60% dos direitos econômicos ao Grupo City em agosto de 2020 por 2,5 milhões de euros (R$ 16,3 milhões na cotação da época). Caso o atleta seja negociado por um valor acima dessa quantia citada, o clube carioca passará a ter direito a uma quantia em cima do excedente.
Atualmente, Vinicius Souza vem se destacando por dois aspectos: qualidade com a bola nos pés e o poder de marcação. Não à toa, o jovem atleta, de 23 anos, é o líder de desarmes da liga espanhola, com 53 em 14 jogos, média de quase quatro roubadas de bola por jogo disputado.
Vendido pelo Flamengo em 2020, Vinição já vinha se destacando no Campeonato Belga. Isso porque, ele defendeu o Lommel SK e o KV Mechelen, ambos da Bélgica, nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022, respectivamente. No Fla, o volante atuou em somente oito partidas no profissional.