Mundial de Clubes ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em fevereiro
Após conquistar o tricampeonato da Libertadores da América, o Flamengo garantiu vaga na disputa para o Mundial de Clubes, a acontecer no primeiro trimestre de 2023. A data exata e o local onde ocorrerá o torneio, contudo, ainda não foi definido. A FIFA marcou reunião para decidir os detalhes da competição intercontinental, que será realizada nesta sexta-feira (16).
O objetivo da reunião divulgada pela FIFA é definir as datas e o local da próxima edição do Mundial de Clubes. O encontro interessa ao Flamengo, que possui outros três torneios no mesmo período em que a competição deve ocorrer: Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Os três, inclusive, já têm dias definidos.
Os países mais prováveis de receber o Mundial são Marrocos, Emirados Árabes (Abu Dabi), Catar (Doha) ou Estados Unidos. O país norte-americano, contudo, perdeu força para sediar o evento nos últimos dias. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou a realização do torneio, mas a data pode prejudicar o Real Madrid (ESP), que tem confronto decisivo pela Champions League ainda em fevereiro. Dessa forma, a equipe merengue deve jogar com time alternativo.
Dos seis clubes que disputarão o Mundial de Clubes, cinco já estão confirmados: Real Madrid (Champions League), Flamengo (Libertadores), Wydad Casablanca, do Marrocos (Campeonato Africano), Seattle Sounders, dos Estados Unidos (Concacaf), e o Auckland City, da Austrália (Torneio da Oceania). O campeão asiático ainda não foi definido e será conhecido apenas entre março e abril. O fator faz com que a FIFA considere a possibilidade de convidar o Al-Hilal, da Arábia Saudita, para disputar o Mundial.