Qual o critério? River e Palmeiras ficam acima do Flamengo em ranking da Conmebol

Compartilhe com os amigos

Flamengo aparece com 8.603,7 pontos em classificação da Conmebol


O Flamengo fechou a temporada 2022 com os títulos de Copa do Brasil e Libertadores. Dessa forma, o Rubro-Negro pode afirmar que o ano foi positivo. No entanto, mesmo com a conquista da principal competição do continente, a Conmebol colocou o Mais Querido em terceiro no ranking de clubes da América do Sul, atrás de Palmeiras e River Plate (ARG).

VEJA TOP 15:

  1. River Plate (ARG): 9.660 pontos
  2. Palmeiras: 9.095
  3. Flamengo: 8.603
  4. Boca Juniors (ARG): 7.965
  5. Grêmio: 5.714
  6. Nacional (URU): 5.641
  7. Athletico-PR: 5.388
  8. Peñarol (URU): 5.117
  9. São Paulo: 4.741
  10. Santos: 4.433
  11. Atlético-MG: 4.297
  12. Independiente del Valle (EQU): 4.189
  13. Independiente (ARG): 4.179
  14. Olimpia (PAR): 4.116
  15. Cerro Porteño (PAR): 3.934

As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Libertad (PAR), Atlético Nacional (COL), Internacional, Barcelona (EQU), Vélez Sarsfield (ARG), LDU (EQU), Racing (ARG), Estudiantes (ARG), Corinthians, Universidad Católica (CHI), Junior Barranquilla (COL), Lanús (ARG), Colo-Colo (CHI), Emelec (EQU) e Cruzeiro compõem o top 30.

Como critério de avaliação, a Conmebol analisou o histórico e a performance das equipes na Libertadores e na Copa Sul-Americana, através de pontuação. Dessa forma, a entidade classifica o Flamengo na terceira posição, com 8.603,7 pontos ao longo da história do futebol sul-americano.

Vale destacar no ranking que o atual vice-campeão da Libertadores, o Athletico-PR, que perdeu para o Flamengo na final em Guayaquil, ocupa a sétima posição do top 30. De todos os 30 primeiros da lista, dez são brasileiros. Levando em consideração apenas os times do Brasil, o Mais Querido é o segundo colocado, atrás apenas do Palmeiras.

Para 2023, o Flamengo pretende melhorar esse retrospecto. O Rubro-Negro busca defender o título usando a mesma base do elenco que conquistou o troféu deste ano. Departamento de Futebol pretende fazer apenas contratações pontuais para reforçar o plantel.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pessoal, para que tanta indignação com o posicionamento do Flamengo no ranking? Se tivessem um pouco mais de interesse, bastaria pesquisar “critérios + ranking + libertadores”. E pronto!

    Deixa o tio explicar. A Conmebol divide o ranking em duas faixas:
    1) Histórico: para os posicionamentos dos clubes nas edições de 1960 até o décimo ano anterior à edição atual
    2) Performance: para os posicionamentos dos clubes nos últimos 10 anos.

    A pontuação do Histórico é fixa, sempre permanecerá a mesma. Já a da Performance muda ano a ano. A cada ano passado para trás, seu peso percentual vai diminuindo.

    Um título hoje vale 1000 pontos. Do ano anterior vale 900. Um título de 10 anos atrás, já tem o mesmo peso do Histórico: ambos valem 100 pontos.

    Por que o River está na frente do Flamengo? Ora, porque é um time de chegada. Quanto mais vezes um time avança, mais pontua. Ano a ano. E o River faz isso desde meados dos anos 1960: 4 títulos, 3 vices e 13 semifinais.

    O Flamengo adquiriu destaque na Libertadores em dois breves momentos: de 1981 a 1984 e agora, nos últimos 4 anos. Não tem mágica. São 3 títulos, 1 vice e duas semifinais.

    Vamos precisar avançar mais, ganhar mais. É o único jeito pra chegarmos na ponta do ranking.

    Nota: o autor da matéria foi muito preguiçoso. Precisou de um tio usar a seção de comentários para esclarecer as coisas.

  • Na pontuação recente os 3 primeiros estão muito iguais, o problema é o histórico da competição, por muito os brasileiros não levaram a libertadores a sério.

  • Renato, para muitos países, o campeonato nacional é o mais importante de todos. Nós rubro-negros, ficamos um bom tempo sem levantar a taça da Libertadores e por isto, ela se tornou um objeto de desejo para muitos flamenguistas, a ponto de considerar uma boa competição de mata-mata mais importante do que um campeonato com 38 partidas.
    Concordo com o outro colega e até entendo o Palmeiras à frente, mas gostaria de entender o porquê do River Plate estar à frente do Palmeiras.

  • O fanatismo é algo ruim em qualquer lugar! Ruim na política. Basta ver os eleitores desse b0st@ que está saindo da presidência. E basta ver o fanatismo de torcedores do flamengo. Até 2019, o Flamengo não era ninguém na Libertadores. Palmeiras e River tiverem mais participações e títulos na libertadores. Normal o Flamengo ficar atrás. O Flamengo está se tornando um bicho papão da libertadores e , em breve, ele estará na frente de River o sem mundial. Normal! Tá tudo bem! Mas torcedor fanático cria polêmica inútil com um assunto tão medíocre como esse. (e burro porque todo fanático e um burro que ignora a realidade)

  • O Palmeiras até entendo, pq foi campeão 2x consecutivas e tem batido recordes na competição, agora o River? Pelo amor de Deus, piada de mal gosto.

  • Não sei porque tanto mimimi, VARmengo nem estadio tem. Vai ver é isso. Vejo tudo certo aí, Curika como nanico do estado de SP, atrás dos Trikas em nono, e das sardinhas em décimo.

  • Se como critério de avaliação, a Conmebol analisou o histórico e a performance das equipes na Libertadores e na Copa Sul-Americana, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. Provavelmente a Libertadores deve ter um peso maior. Assim, que foi campeão da Liberta, deve ter tido mais pontos do que o time que foi campão da Sul-Americana. Se um time chega a final da Libertaodres, deve ter tido mais pontos que o time que chegou apenas às oitavas-de-final, que às quartas-de-final e às semi-finais. Se River e Palmeiras nem chegaram às finais, como podem estar à frente do Flamengo?
    A Coluna, além de fazer uma reportagem superficial, deveria detalhar como a Conmebol chegou a essa pontuação. Por si só, uma BOSTA de reportagem e informação.

  • O river tem disputado a libertadores?! Pq se o ranking for baseado nisso ia que falaram … n era pra estar nem entre os 4 kkkk

Comentários não são permitidos.