Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Além da chegada de Vítor Pereira e da contratação de Gerson como reforço do Flamengo, os dirigentes rubro-negros viajam nesta sexta-feira (06) à Argentina, com objetivo de fechar negociação com o goleiro Agustín Rossi e com o colombiano Quintero. Já com quatro estrangeiros no elenco, caso ambos chegassem à Gávea, o número para disputa de competições nacionais excederia o limite de cinco por partida. Contudo, Arrascaeta está em processo de obtenção da cidadania brasileira, o que viria a ajudar o Rubro-Negro.
O meio campista rubro-negro, Giorgian De Arrascaeta, mora no Brasil desde janeiro de 2015, quando deixou o Defensor (URU) para atuar pelo Cruzeiro. Desde então, foram quatro anos em Belo Horizonte e, em 2019, o uruguaio chegou ao Flamengo, completando também quatro anos no Rio de Janeiro neste mês. Dessa forma são, ao todo, oito anos em território brasileiro, além de atender aos outros pré-requisitos necessários para obtenção da cidadania.
De acordo com o artigo 65 da Lei de Migração, Nº 13.445, de 24 de maio de 2017, é possível obter a naturalização ordinária àquele que tiver capacidade civil, segundo a lei brasileira; ter residência em território nacional, pelo prazo mínimo de quatro anos; comunicar-se em português; e não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Desta forma, Arrascaeta estaria habilitado para obter a cidadania brasileira e poderia contribuir com o Flamengo. Isso porque, além do interesse no goleiro Rossi, a ida a Buenos Aires também traz a possibilidade de também contratar o colombiano Quintero, cujo empresário é o argentino Rodrigo Riep. Caso conclua a contratação dos atletas, o Rubro-Negro excederia os cinco permitidos, chegando a seis estrangeiros no time.
O limite de estrangeiros em um time brasileiro é regulado apenas nas competições da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Assim, em Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, os clubes só podem relacionar nas súmulas de cada partida até cinco atletas de fora do país. Nos torneios internacionais, contudo, não há um número específico.
O novo técnico do Flamengo, Vítor Pereira comanda o elenco nas atividades desde a última segunda-feira (02), quando Arrascaeta retornou à equipe após folga estendida pela Copa do Mundo. Contudo, ainda não foi confirmado se o português levará o grupo principal ao Campeonato Carioca, que tem estreia marcada para o dia 12 de janeiro. O Mais Querido foca na disputa dos torneios da Supercopa do Brasil, do Mundial de Clubes e da Recopa Sul-Americana.
Desta forma, a tendência é de que os atletas do sub-20 do Flamengo recebam a oportunidade de atuar nos primeiros jogos do Carioca, sob comando do treinador da categoria de base, Mário Jorge. O primeiro compromisso do Time da Gávea é no dia 12 de janeiro, contra o Audax-Rio, no Maracanã, a partir das 21h30 (de Brasília).
Meio-campistas destacaram o trabalho do técnico português e o momento do elenco antes do duelo…
Flamengo tem 63,9% de aproveitamento na temporada 2026, contra 82,5% do Independiente del Valle (EQU)…
CIES Football Observatory divulgou lista dos elencos mais caros do mundo, e a imprensa do…
Time equatoriano, comandado por Joaquín Papa, sofre com uma série de lesões graves antes do…
Everton Cebolinha revelou chateação por falta de oportunidades na virada de 2025 para 2026 Everton…
Rubro-Negro também tem um jogador pendurado, mas conta com retornos importantes para o duelo em…