Decisões do VAR serão explicadas ao público pelos árbitros no Mundial de Clubes

Compartilhe com os amigos

Flamengo estreia no Mundial de Clubes em 7 de fevereiro


A competição mais importante para o Flamengo no primeiro semestre de 2023 é o Mundial de Clubes, que acontece entre 1º e 11 de fevereiro. Para este torneio, a torcida rubro-negra saberá o motivo de marcações e decisões do VAR acerca dos lances de cada jogo do campeonato. Agora, o apitador terá que explicar a razão de cada escolha após auxílio do assistente de vídeo.

Na última quarta-feira (18), a International Foobtall Association Board (IFAB) — uma espécie de conselho internacional de futebol — definiu que os árbitros do Mundial de Clubes deverão explicar as decisões para o público, no estádio e nas transmissões. Dessa forma, o apitador precisará verbalizar o porquê de cada marcação que tiver o auxílio do VAR.

A novidade da explicações das decisões não se restringe apenas ao Mundial de Clubes. A IFAB decidiu que a orientação será levada também para a Copa do Mundo Feminina, que acontece na Austrália e na Nova Zelândia, entre julho e agosto.

Na reunião, também ficou decidido que caberá ao árbitro principal ativar a transmissão para os sistemas de som do estádio e das transmissões oficiais através de um aparelho colocado na cintura. Lembrando que esse estilo já é utilizado pela National Football League (NFL), a liga estadunidense de futebol americano.

A FIFA, por sua vez, definiu quais serão os seis árbitros utilizados no Mundial de Clubes: Andres Matias Matonte Cabrera (Uruguai), Anthony Taylor (Inglaterra), Istvan Kovacs (Romênia), Ivan Barton (El Salvador), Mustapha Ghorbal (Argélia) e Ning Ma (China).

O Flamengo estreia na semifinal do Mundial e vai enfrentar o classificado do duelo entre Wydad Casablanca (MAR) e Al Hilal (ARA). O confronto do Mengo acontece às 16h (horário de Brasília) do dia 7 de fevereiro, uma terça-feira.

Compartilhe com os amigos

Veja também