Ayrton Lucas apresentou bom desempenho nos duelos decisivos do Mundial de Clubes
Apesar do resultado no Mundial de Clubes não ter sido o esperado pelo Flamengo, o torneio intercontinental teve um lado positivo para um jogador rubro-negro. Após partidas seguras e com bom desempenho no Marrocos, Ayrton Lucas desponta como titular da lateral esquerda do Mais Querido. O defensor de 25 anos ganhou confiança de Vítor Pereira e cresceu no elenco.
A vaga da lateral esquerda na última temporada pertencia a Filipe Luís. Um dos grandes líderes do plantel rubro-negro, o atleta de 37 anos perdeu espaço no início de 2023, principalmente devido ao tratamento que realiza em função da lesão na fascite plantar no pé direito. Ayrton Lucas, desta forma, recebeu mais oportunidades, e vem representando bem a vaga do veterano do Flamengo. O camisa 6 foi quem atuou nas partidas mais decisivas nos primeiros jogos do ano, como a Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, e nos jogos do Mundial de Clubes.
O jogador de 25 anos tem tido um bom desempenho na titularidade da posição, trazendo segurança ao esquema defensivo e velocidade ao ataque do Flamengo. Opção de Vítor Pereira, Ayrton Lucas respondeu bem à tarefa ao se destacar nos duelos pela bola e interceptações, além de dar boa opção às jogadas ofensivas de linha de fundo, como no lance que terminou no segundo pênalti convertido por Gabigol contra o Al Ahly (EGI).
Vale lembrar que na pré-temporada, Filipe Luís se recuperava da lesão sofrida no músculo posterior da coxa direita, na final da última Copa Libertadores, conquistada pelo Flamengo em duelo com o Athletico-PR. O veterano utilizou os primeiros jogos do Carioca para recuperar o ritmo. Contudo, o lateral foi acometido por uma nova contusão, e agora vive processo de reabilitação de uma fascite plantar.
O lateral Ayrton Lucas veio por empréstimo do Spartak Moscou (RUS) na última temporada. Com bom desempenho, o Flamengo decidiu investir na compra do jogador e, em dezembro, desembolsou quase R$ 40 milhões para continuar com o defensor. Para 2023, o camisa 6 é tratado pela comissão técnica rubro-negra como sucessor de Filipe Luís que, aos 37 anos, não deve atingir o mesmo volume nas partidas como aconteceu nos primeiros anos de clube.
Enquanto a lateral esquerda vive momento de troca na titularidade, a comissão técnica do Flamengo tem incertezas a respeito de quem deveria assumir o lado direito. Isso porque, a posição tem sofrido mudanças nos últimos jogos. Matheuzinho foi titular na semifinal, mas deu lugar a Varela na disputa de terceiro lugar do Mundial. Contudo, em ambas as partidas, o corredor foi explorado pelos adversários, já que os defensores concederam espaços ao longo dos duelos.
Em transição na lateral esquerda e com dúvidas pelo lado direito, o Flamengo tem primeiro compromisso pós-Mundial nesta quarta-feira (15). O duelo rubro-negro é contra o Volta Redonda, e as equipes se enfrentam às 21h10 (horário de Brasília) desta quarta-feira (15), pela oitava rodada do Carioca. A partida terá exibição da Band, em canal aberto, e do Bandsports, na TV fechada. No entanto, o Coluna do Fla transmite o confronto no ‘Daleapp’, ao vivo e com imagens.