CBF punirá clubes por atos racistas em 2023

Compartilhe com os amigos

Multa, perda de mando, estádio fechado e perda de pontos são as punições estabelecidas


Por conta da alta quantidade de atos racistas no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu alterar o regulamento das competições nacionais e, agora, irá punir os clubes caso aconteça um crime racial. A medida já foi sacramentada e será válida para os torneios da atual temporada.

Caso tenha algum ato racista em uma partida do futebol brasileiro, o clube em questão estará sujeito a punições estabelecidas pela CBF: multa, perda de mando de campo, estádio fechado ou perda de pontos no campeonato. Além disso, é importante destacar que a mudança não prevê debate entre as equipes, ou seja, não é necessário a aprovação dos times para o regulamento ser alterado.

Vale lembrar que a CBF recebeu maior pressão para punir os clubes por atos racistas na temporada passada, visto que em diversas partidas do Campeonato Brasileiro teve injúria racial. Além disso, na Libertadores de 2022, torcedores de Corinthians e Fortaleza sofreram discriminação racial, o que fez a entidade nacional mudar o regulamento para este ano.

O Campeonato Brasileiro será iniciado a partir do dia 15 de abril, enquanto a Copa do Brasil, que tem o Flamengo como atual campeão, começa em 22 de fevereiro. Por estar na fase de grupos da Libertadores da América, o Rubro-Negro atua no mata-mata da competição nacional apenas na terceira fase do torneio, após sorteio realizado pela CBF.

Compartilhe com os amigos

Veja também