Na última terça-feira (07), o Flamengo venceu por 92 a 74 o Penãrol (URU), no Ginásio Angel Sandrin, em Córdoba, Argentina. Já classificado para as quartas de final da Champions League Américas (BCLA), o Orgulho da Nação apenas cumpriu tabela diante dos uruguaios no encerramento da fase de grupos da competição.
Começando a partida atrás no placar, o Orgulho da Nação rapidamente conseguir reverter a desvantagem. Logo passou à frente no marcador, e encerrou o primeiro quarto liderando por quatro pontos: 22 a 18. No segundo período o Mais Querido foi para o intervalo novamente na frente: 46 a 40.
Na volta para o terceiro período, o Flamengo contou com excelente atuação do argentino Vildoza, que chegava a 19 pontos na partida. Em mais um quarto consistente, o Fla seguiu na frente: 69 a 62. Já no último tempo de jogo, o Orgulho da Nação manteve o ritmo e não deixou a equipe uruguaia esboçar qualquer reação. Com isso, os rubro-negros fecharam a partida com tranquilidade em 92 a 74, se classificando em primeiro lugar do Grupo C.
Este foi o terceiro confronto entre Flamengo e Peñarol pelo grupo C. No primeiro, o time carioca não tomou conhecimento em próprio solo uruguaio: vitória por 94 a 67. Em seguida, atingiu a marca centenária atuando no Rio de Janeiro: outro triunfo maiúsculo por 103 a 47.
Em busca de mais um título continental, o Flamengo fez o último jogo pela fase de grupos da competição. Isso porque o Orgulho da Nação já está garantido como líder do Grupo C e já tem até adversário definido na próxima fase: UDEC, do Chile.
Enquanto aguarda pelos jogos da Champions League América de basquete, o Flamengo volta às atenções para a competição nacional. No domingo (13), de volta ao Rio de Janeiro, o Rubro-Negro entra em quadra contra Bauru, pelo Novo Basquete Brasil (NBB), às 20h (horário de Brasília).