Destaque

Ex-Flamengo, Yago Mateus é vítima de racismo na Espanha

Compartilhe

Yago Mateus sofreu ofensa racial durante partida em Badalona, na Catalunha


Na última terça-feira (07), o brasileiro Yago Mateus, armador da seleção brasileira de basquete e do Ratiopharm Ulm (ALE), sofreu ofensas raciais de torcedores do Joventut Badalona (ESP). A injúria ocorreu em partida válida pela fase de grupos da EuroCup 2022/2023, disputada no Palau Municipal d’Esports, na Espanha.

Durante o último quarto do duelo, uma torcedora da equipe dona da casa chamou o brasileiro de mono (macaco, em espanhol). A ofensa ao atleta foi seguida por risadas de pessoas que estavam ao redor da agressora. As imagens foram captadas pela transmissão oficial do jogo. Após o ocorrido, o ex-jogador do Flamengo se manifestou.

— Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a Seleção Brasileira. Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude -, disse.

Através de nota, a equipe que gerencia a carreira de Yago Mateus afirmou que entrou em contato com a diretoria do Ratiopharm Ulm. Além disso, pretendem acionar a organização do campeonato, pedindo um posicionamento e sanções cabíveis após o episódio.

Já a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) se manifestou ao “repudiar veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos e que o fato de o ato estar gravado em vídeo facilita a identificação dos agressores. “A CBB pede que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes”, completou.

Considerado um dos principais jogadores no basquete brasileiro e sul-americano, Yago defendeu o Flamengo entre as temporadas 2020 e 2022. Pelo Rubro-Negro, o armador conquistou a Copa Super 8 (2020), o NBB (2021), a BCLA (2021), a Copa Intercontinental FIBA (2022), entre outros.

Notícias recentes

  • Notícias

José Boto detalha perfil de Leonardo Jardim e analisa diferenças com Filipe Luís no Flamengo: “Camaleônico”

Leonardo assumiu o Flamengo em março de 2026 após saída de Filipe Luís Diretor de…

04/06/2026
  • Destaque

Cabe no Flamengo? Sonho de José Boto deixa Juventus e fica livre no mercado

Vlahovic tem apenas 26 anos e deixou a Juventus (ITA) de graça A temporada europeia…

03/06/2026
  • Destaque

Agente revela que votou contra saída de Gerson do Flamengo e detona Marcão: “Pessoa difícil”

Carlos Leite, que também representa Gerson, abriu o jogo sobre os bastidores Titular do Flamengo…

03/06/2026
  • Destaque

Palmeiras mira contratação de volante, e ex-jogador do Flamengo pode se tornar alvo

Vinicius Souza está atualmente no Wolfsburg (ALE) O Palmeiras segue ativo no mercado de transferências…

03/06/2026
  • Notícias

“Quem ficou com o atleta?”: John Textor ironiza Flamengo por contratação do Botafogo

Flamengo e Botafogo travaram uma batalha nos bastidores por Luiz Henrique O Botafogo vive grave…

03/06/2026
  • Notícias

TV inglesa aponta ex-Flamengo como favorito a conquistar a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo

Qual ex-Flamengo tem chances de ser artilheiro da Copa do Mundo? Ex-Flamengo, Vini Jr é…

03/06/2026