Notícias

FIFA anuncia mudanças no Mundial de Clubes, e competição terá 32 equipes

Compartilhe

Novo formato do Mundial de Clubes será adotado a partir de 2025


Disputado no formato atual desde 2000, o Mundial de Clubes será repaginado pela FIFA. Depois de anos demonstrando insatisfação com os moldes de disputa, a entidade máxima do futebol anunciou que, a partir de 2025, o torneio contará com 32 equipes. Os times sul-americanos, como o Flamengo, terão direito a seis vagas.

A mudança, que já vinha sendo discutida há mais de um ano, foi oficializada pela FIFA nesta terça-feira (14), em comunicado divulgado no início da tarde. Segundo o documento, “a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos”. A primeira edição do Mundial de Clubes no novo formato ocorrerá entre junho e julho de 2025. A ideia é tornar a competição similar à Copa do Mundo, disputada por seleções a cada quatro anos.


Confira a divisão das vagas:

UEFA (Europa) – 12 times
Conmebol (América do Sul) – 6 times
Concacaf (América central e América do Norte) – 4 times
AFC (Ásia) – 4 times
CAF (África) – 4 times
OFC (Oceania) – 1 time
*A última vaga será para time do país anfitrião do torneio


Nos moldes vigentes atualmente, a Conmebol tem direito a uma vaga na competição, e o time campeão da Libertadores é o representante da entidade. Essa regra seguirá valendo até o Mundial de Clubes de 2024, sendo assim, tendo mais duas edições – visto que o disputado em fevereiro de 2023 foi referente à temporada 2022. Para o novo formato, aplicado a partir de 2025, a entidade ainda não definiu quais serão os critérios de classificação para o torneio.

Por parte dos clubes, ainda não há posicionamento formal quanto à alteração, contudo, é fato que a mudança no calendário do Mundial causará impactos a brasileiros que participarem da competição. Isso porque, atualmente, com cerca de 10 a 15 datas reservadas para os Campeonatos Estaduais, além de torneios como Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, as equipes nacionais costumam ter reclamações sobre o calendário apertado, que prejudica o rendimento esportivo.

Ver comentários

  • Gostei do novo módulo, justo a Europa ter mais times continente maior de países e o sul americano fica em segundo, só não sei se vão ter calendário no Brasil para este monte de jogos.

  • Nunca mais um sul-americano terá chances de ser campeão mundial, se os principais clubes europeus não boicotarem esse novo Mundial com mais equipes da Europa. É possível um clube da América do Sul vencer um jogo único contra um gigante europeus, mas é impossível ele levar vantagem em cima de 12 equipes do Velho Mundo. O Mundial deste ano pode ter sido a última chance real na história de o Mengão chegar ao bi Mundial, se a equipe não vencer a Libertadores este ano.

  • Gostei do novo módulo, justo a Europa ter mais times continente maior de países e o sul americano fica em segundo, só não sei se vão ter calendário no Brasil para este monte de jogos.

  • PROVAVELMENTE ESSE FORMATO TAMBÉM SERÁ DE QUATRO EM QUATRO ANOS, FICA MAIS FÁCIL DE ADMINISTRAR O CALENDÁRIO

Notícias recentes

  • Notícias

Esposa de Lucas Paquetá relembra investigação ao jogador e revela: “Perdeu o time dos sonhos”

Duda Fournier se emocionou ao relembrar investigação a Lucas Paquetá O Flamengo 'repatriou' Lucas Paquetá…

04/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Gabigol é punido pelo STJD por gesto obsceno a torcedor

Gabigol recebeu cartão vermelho em jogo entre Santos e Vitória, no último sábado (30) A…

04/06/2026
  • Manchetes

Copa do Mundo: torcedor do Vasco vibra com contratação feita pelo Flamengo

O que disse Bruno Guimarães sobre a vinda de Lucas Paquetá ao Flamengo?   O…

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo só volta a jogar pela Libertadores em agosto

Conmebol definiu datas e horários de jogos do Flamengo x Cruzeiro na última quarta-feira (03)…

04/06/2026
  • Manchetes

Gigante europeu leva ‘não’ de Filipe Luís, ex-Flamengo

Filipe Luís está praticamente fechado com o Monaco (FRA) Filipe Luís está prestes a fechar…

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo pode envolver atacante em troca por Breno Bidon, do Corinthians

Flamengo quer Breno Bidon e Corinthians monitora Everton Cebolinha Em meio à pausa no calendário…

04/06/2026