Thiago Alcântara declarou que gol de Petkovic, na final do Carioca em 2001, o fez torcer para o Flamengo
O Flamengo tem adeptos em todos os lugares do mundo. Com apoio de mais de 42 milhões, o Mais Querido conquistou o coração de torcedores ao longo das décadas. Para Thiago Alcântara, jogador do Liverpool (ING), o momento marcante que o tornou flamenguista foi com o histórico gol de falta de Petkovic, na final do Campeonato Carioca entre Fla e Vasco, em 2001.
Em entrevista ao site inglês BT Sports, Thiago Alcântara revelou que torcia para o Vasco, time que o pai, Mazinho, já havia atuado. Contudo, na decisão do Carioca entre o Flamengo e o Cruzmaltino, Dejan Petkovic mudou o rumo da partida e levou o título para a Gávea. Após o antológico gol de falta do sérvio, o jogador do Liverpool decidiu que seria flamenguista.
Thiago Alcântara, do Liverpool revela como Petkovic o fez virar torcedor do Flamengo:
"Estávamos assistindo a final do Campeonato Carioca, Flamengo x Vasco. Petkovic marcou um gol maravilhoso de falta. E nesse dia todos nós convertemos ao Flamengo." pic.twitter.com/BI9Wclevwk
— Planeta do Flamengo ? (@fla_infos) February 14, 2023
— Eu tenho grandes memórias com essa camisa (Flamengo 2001). Na época, eu estava na casa do Rodrigo, jogador do Leeds (ING), e estávamos assistindo à final entre Flamengo e Vasco. Meu pai cresceu jogando no Vasco, e o pai do Rodrigo foi jogador do Flamengo. E naquela época nós éramos torcedores do Vasco -, declarou o meio campista, antes de completar:
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
— Nós estávamos em uma casa em que todos da família eram flamenguistas. O Petkovic, jogador rubro-negro, marcou um gol maravilhoso de falta, e naquele dia todos nós nos tornamos flamenguistas. Então a gente fala que traímos meu pai naquele dia, nós éramos bem jovens e já amávamos futebol -, concluiu o atleta.
Na entrevista concedida ao portal inglês, Thiago mostra as camisas que guarda na coleção. Entre os uniformes, o meio campista conta a história do Manto Sagrado de 2001, revelando como aquele ano mudou a torcida do jovem, que na época, se tornou flamenguista.
Na decisão do Carioca em 2021, o Flamengo ficava com o vice em função dos gols agregados dos dois jogos, já que o Vasco havia vencido o primeiro confronto por 2 a 1. No segundo duelo, o Rubro-Negro devolvia o placar, mas perdia na vantagem do empate do adversário. Aos 43 minutos da segunda etapa, Petkovic mudou o rumo da partida, com exemplar cobrança de falta. O sérvio acertou o ângulo esquerdo do goleiro Helton, consagrando o Fla como tricampeão do torneio regional pela quarta vez na história do clube.
Com Thiago Alcântara na torcida, o Flamengo tem duelo pela oitava rodada do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (14). O Mais Querido enfrenta o Volta Redonda às 21h10 (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira. A partida terá exibição da Band, em canal aberto, e do Bandsports, na TV fechada. No entanto, o Coluna do Fla transmite o confronto no ‘Daleapp’, ao vivo e com imagens.
Mazinho, pai do Thiago, para os que não conhecem ou não lembram, foi campeão mundial pela Seleção em 1994, formando um meio-campo com Mauro Silva, Dunga e Zinho.