Thiago Maia – Volante do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Thiago Maia é considerado um dos principais jogadores do Flamengo atualmente, aparecendo como pilar defensivo da equipe


Thiago Maia Alencar, mais conhecido apenas como Thiago Maia, é um atleta nascido em 23 de março de 1997 (25 anos), que foi contratado pelo Flamengo no início de 2020. Dono da camisa 8, o jogador se destaca por conta do grande poder de marcação e pela entrega que demonstra entre as quatro linhas, sendo torcedor declarado do Mengão.

Quando Thiago Maia foi contratado pelo Flamengo? Quanto custou?

O volante foi um dos primeiros reforços do Fla após ganhar a Libertadores e o Brasileirão de 2019, sendo um nome aprovado pelo técnico Jorge Jesus. Thiago Maia foi anunciado oficialmente pelo Flamengo no dia 22 de janeiro de 2020, por empréstimo junto ao Lille, da França.

Depois da primeira temporada, o volante estendeu o empréstimo com o Fla, mas ainda não havia sido comprado definitivamente pelo clube. Foi apenas em janeiro de 2022 que o Flamengo entrou em acordo com o Lille para comprar os direitos econômicos de Thiago Maia, pagando 4 milhões de euros por 50% do passe do atleta.

Trajetória no Flamengo

Rubro-negro declarado, Thiago Maia fez grande esforço para se tornar jogador do Flamengo ainda em 2019, mas não conseguiu concretizar o sonho naquele ano. Depois de ver a equipe conquistar o Brasileirão e a Libertadores de forma histórica, a vontade do volante se tornou ainda maior, e ele conseguiu se tornar atleta do Mengão no ano seguinte.

Thiago chegou ao Flamengo sabendo que não teria lugar garantido no time titular, visto que Willian Arão e Gerson formavam a principal dupla de volantes do país e contavam com o prestígio do técnico Jorge Jesus, que comandava o Fla à época.

Pouco depois de chegar ao Fla, Thiago Maia vinha conquistando espaço, mas a pandemia da Covid-19 atrapalhou a evolução. Com a saída de Jorge Jesus e chegada de Domènec, Thiago passou a ganhar mais espaço. Contudo, em novembro de 2020, o atleta acabou sofrendo uma grave lesão no joelho esquerdo e ficou sem jogar até junho de 2021.

Depois de retornar, o atleta foi aos poucos reconquistando ritmo de jogo, espaço e confiança, mas foi em 2022 que Thiago se tornou peça fundamental do Flamengo. Depois da venda de Willian Arão, ele herdou a vaga de primeiro volante e não saiu mais de lá. Já sob tutela de Dorival Júnior, o camisa 8 se tornou um dos pilares defensivos do time que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores de 2022, formando um meio campo histórico com João Gomes, Everton Ribeiro e De Arrascaeta.


Informações pessoais:

Nome: Thiago Maia Alencar
Nascimento: 23 de março de 1997 (25 anos)
Naturalidade: Boa Vista, Roraima (RR)
Altura: 1,78m
Número da camisa: 8
Pé preferencial:  Esquerdo

Onde Thiago Maia jogava antes de ser contratado pelo Flamengo?

Thiago Maia pertencia ao Lille, da França. Antes disso, ele já havia atuado pelo Santos

Até quando vai o contrato dele com o Flamengo?

Thiago Maia tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2026.

Thiago Maia com troféu da Libertadores de 2022, conquistada pelo Flamengo.
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Quais títulos Varela conquistou na carreira?

  • Copa Libertadores da América (2022 – Flamengo)
  • Copa do Brasil (2022 – Flamengo)
  • Brasileirão (2020 – Flamengo)
  • Recopa Sul-Americana (2020 – Flamengo)
  • 2x Supercopa do Brasil (2020 e 2021 – Flamengo)
  • 2x Campeonato Carioca (2020 e 2021 – Flamengo)
  • Olimpíadas (2016 – Seleção Brasileira)
Compartilhe com os amigos

Veja também