A temporada 2023 do Flamengo não começou da forma que a torcida esperava. Após acumular vice-campeonatos na Supercopa do Brasil, na Recopa Sul-Americana e na Taça Guanabara, além de eliminação precoce no Mundial de Clubes, Vítor Pereira está pressionado no cargo. Ex-jogador do Mais Querido, o lateral direito Léo Moura destacou o momento que atravessa o time do Fla e questionou a formação tática que o português vem utilizando no Mengo.
— Ele (Vítor Pereira) está passando por um momento difícil. Assim, o time é muito bom. Não dá para negar. Mas tenho para mim que ainda não conseguiu encaixar na filosofia do treinador. Acho que em alguns momentos a escalação não deveria ser daquela forma. O Flamengo nunca se acostumou a jogar com três zagueiros. Por outro lado, em alguns jogos o Fla vem atuando com três zagueiros. Sempre jogamos no 4-4-2 e ficamos muito com a bola –, declarou Léo Moura, no ‘Charla Podcast’.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Importante frisar que, desde que Vítor Pereira chegou ao Flamengo, o treinador busca encontrar soluções para alinhar a equipe do Fla. Além da mudanças de jogadores, o comandante tenta implementar um novo sistema tático no Mais Querido. Nos últimos jogos do Mengo, inclusive, o português optou por utilizar o 3-5-2.
Após a classificação à final do Carioca, Vítor Pereira ganhou cerca de 12 dias ‘livres’ para alinhar a equipe do Flamengo. Diante disso, a expectativa é que o treinador continue com o sistema de 3-5-2 nos jogos do Rubro-Negro nos embates da grande decisão, contra o Fluminense.
Na final do Campeonato Carioca, Vítor Pereira terá mais uma oportunidade de conquistar o primeiro título no comando do Flamengo. Neste sábado (01), o Mais Querido enfrenta o Fluminense, às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, com a voz ‘braba’ de Rafa Penido, via DaleApp. A Band (canal aberto) e a BandSports (TV fechada), também exibem o duelo.