César Farías é considerado ‘técnico promissor’ e comandou a Bolívia nas últimas Eliminatórias
O Flamengo chegou ao Equador na noite dessa segunda-feira (03). O Rubro-Negro enfrentará o Aucas (EQU), pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores da América. Treinador do time equatoriano, César Farías tem algumas peculiaridades na carreira e promete ‘ir para cima‘ do Mengão.
César Farías é venezuelano e recém-completou 50 anos, no dia 07 de março. Em 2022, o treinador foi apontado como um dos principais responsáveis pela conquista do Aucas, que ganhou o primeiro título da liga nacional do Equador, em uma campanha com direito a 22 jogos de invencibilidade.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Com duas passagens pela seleção da Bolívia, dirigindo a “La Verde” nas últimas Eliminatórias para a Copa do Mundo, César Farías foi ainda quarto lugar da Copa América 2011 com a Venezuela – a melhor campanha da “Vinotinto“. Por isso, o treinador é uma das principais esperanças do Aucas, que pretende ‘entrar para a história’ da Libertadores ao tentar ganhar do todo poderoso Flamengo.
Em 2004, importante lembrar, César Farías levou o Deportivo Táchira (VEN) às quartas de final da Libertadores, sendo eliminado pelo São Paulo, mas já conseguindo, na ocasião, sair de campo com mais uma campanha considerada histórica na carreira. Na tentativa de ‘marcar época’ com o Aucas, o treinador promete ‘ir para cima’ do Flamengo e não ficar recuado.
— Temos uma equipe preparada para jogar no ataque. Seja contra o Flamengo, seja contra o Racing. Em casa, queremos ficar com todos os pontos. Vamos atacá-los, vamos buscá-los. O Flamengo sabe quão difícil é jogar em Quito, há pouco enfrentou o Del Valle. No torneio local estivemos muito parelhos ao Del Valle. Vimos no ano passado o Emelec contra o Atlético-MG, na qual os brasileiros passaram por um gol. Não faz muito tempo o Barcelona foi semifinalista da Libertadores. O Del Valle ganhou a Sul-Americana duas vezes -, disse o treinador, antes de prosseguir:
— O futebol equatoriano vem numa crescente. Estamos com base forte, mas também temos reforços de fora, com jogadores que sabem ser campões, que são ambiciosos e sabíamos que se não era o Flamengo, era o Fluminense. Ou então o Atlético-MG. Ou o Boca ou River. Libertadores é assim e você tem que se preparar para esse nível de enfrentamento. Eles também têm que se preocupar com nossa capacidade, jogamos na nossa casa. Somos um clube muito forte em casa, que sabe tirar proveito da altitude e que tem um plantel importantíssimo. É o plantel mais importante que tive em mãos em toda a minha carreira. Hoje me sinto respaldado pela qualidade dos jogadores que temos. Vai ser uma linda experiência e esperamos sair vitoriosos -, concluiu, em entrevista ao GE.
A altitude estará a favor de César Farías. Afinal, o Aucas mandará o confronto com o Flamengo para o Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, que fica a 2.850 metros acima do nível do mar. O Rubro-Negro, por isso, terá que superar todas as dificuldades no cotejo, que terá início às 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira (05), no Equador.