Destaque

De virada, Flamengo perde para o Aucas na estreia da Libertadores

Flamengo abriu o placar com Matheus França, mas levou a virada no segundo tempo


O Flamengo começou com derrota a caminhada rumo a mais um título da Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira (05), o Rubro-Negro perdeu, de virada, para o Aucas (EQU), na altitude de 2.800 metros de Quito, por 2 a 1. Matheus França abriu um placar, em um lindo gol, mas os donos da casa viraram no segundo tempo, com Castillo e Ordoñez. A partida aconteceu no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda.


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


Para a estreia do Flamengo na Copa Libertadores, Vítor Pereira surpreendeu na escalação. Do time que venceu o Fluminense no sábado (01), pelo Carioca, apenas Santos e Matheus França foram titulares contra o Aucas. O treinador optou por poupar os principais jogadores de olho no segundo confronto da decisão estadual, no domingo (09). Apesar da equipe mesclada, o Rubro-Negro teve em campo nomes como Filipe Luís, Everton Ribeiro e Gabigol.

PRIMEIRO TEMPO: AUCAS PRESSIONA NO INÍCIO, MAS MATHEUS FRANÇA MARCA GOLAÇO

Vítor Pereira mandou a campo o time alternativo, mas no esquema que costuma jogar com o grupo principal, em uma linha de três defensiva. Filipe Luís atuou como zagueiro do lado canhoto. Já Marinho, acostumado com a ponta direita, começou como ala esquerdo, função que Ayrton Lucas se destacou no último sábado (01), diante do Fluminense. O lateral, neste embate, iniciou no banco.

A linha de zaga foi decisiva para evitar o primeiro susto do jogo. Aos dois minutos, Cifuente recebeu livre, mas os defensores do Flamengo deixaram o adversário em impedimento. Logo depois, aos sete, desta vez em posição legal, o atacante recebeu livre da intermediária e chutou forte, por cima.

Na véspera do jogo, o técnico do Aucas, César Farías, prometeu atacar. E desta forma aconteceu no começo do embate. A pressão no início do confronto teve o ponto alto aos dez minutos. Rómulo Otero bateu falta com perigo, o goleiro Santos tocou levemente na bola, antes de bater no travessão. O Flamengo conseguiu a primeira finalização apenas aos 14’, de longe, com Matheus França. A bola foi desviada para escanteio.

Aos 22 minutos, a melhor chance do Flamengo até então. Victor Hugo acionou Everton Ribeiro na área. O camisa 7 deu um leve toque para Gabigol que, de primeira, chutou para a defesa do goleiro Galíndez. No lance, o camisa 10 pediu pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. O Aucas deu o troco imediatamente, aos 24’. Quiñónez recebeu sozinho na entrada da área e finalizou de primeira, mas Santos encaixou.

O Flamengo voltou a finalizar aos 33 minutos. Marinho fez bela jogada pela esquerda e finalizou de longa distância, mas a bola não assustou o goleiro adversário. No entanto, quando o Mais Querido chegou novamente, foi em grande estilo. Matheus França rabiscou a zaga do adversário e marcou um golaço para abrir o placar, aos 38’. Foi o segundo gol do garoto do Ninho na carreira em Copa Libertadores.

FLAMENGO TEM APAGÃO NO SEGUNDO TEMPO

A etapa complementar começou como o primeiro tempo. O Aucas pressionou e chegou logo aos dois minutos com perigo. Pablo cortou de carrinho pela direita e a bola passou por cima do gol de Santos. O Flamengo respondeu com Matheus França, aos cinco, que recebeu na área, mas foi travado pelo goleiro. Logo depois, Cifuente perdeu boa chance cara a cara com Santos, após passe de Otero. Novamente o atacante chegou com perigo aos sete, em chute de fora da área, mas o goleiro do Fla desviou com a ponta dos dedos.

Quiñónez quase marcou aos oito minutos. Em cobrança de escanteio, o zagueiro subiu sozinho e cabeceou com perigo. Santos salvou o Flamengo. De tanto pressionar, o Aucas chegou ao empate. Aos 12′, Castillo arrancou pela esquerda, para cima de Pablo, puxou para o meio e finalizou, sem chances para o goleiro do Fla.

Após o tento, Vítor Pereira resolveu mudar. Aos 15 minutos, Ayrton Lucas, Gerson e Varela entraram no lugares de Marinho, Vidal e Wesley. Porém, o Aucas seguiu mandando no jogo. Aos 16′, Otero chutou com perigo, de fora da área, para fora. Castillo assustou novamente aos 17′, mas Filipe Luís salvou.

Irreconhecível no segundo tempo, a defesa do Flamengo teve um apagão aos 20 minutos. Castillo passou como quis pela zaga rubro-negra, que ficou parada em linha. Pablo, Rodrigo Caio e Filipe Luís só observaram, e o atacante adversário só teve o trabalho de deslocar o goleiro Santos. Porém, o árbitro de vídeo foi acionado e anulou a jogada, por conta de uma falta de Guillermo Varela na origem do lance.

Mesmo com as dificuldades da chuva e da altitude, o Flamengo conseguiu assustar com Victor Hugo, aos 31 minutos, em contra-ataque. O Garoto do Ninho recebeu livre da esquerda, mas chutou por cima. Após o lance, Vítor Pereira chamou Pedro para entrar em campo. O atacante entrou nos lugar de Everton Ribeiro. Na sequência, Everton Cebolinha foi acionado na vaga de Matheus França.

Aos 37′ do segundo tempo, outra chance para o Flamengo. Gerson cruzou na área e Gabigol, livre na área, cabeceou nas mãos do goleiro equatoriano. Porém, quem conseguiu marcar foi o Aucas. Ordoñez aproveitou a linha de impedimento errada do Fla e entrou livre, cara a cara com o Santos, para virar o jogo.

Faltando três minutos para acabar o tempo regulamentar, Gabigol novamente de cabeça, teve boa chance. O goleiro Galíndez fez excelente defesa para salvar o Aucas. Na cobrança de escanteio, Gerson recebeu livre e finalizou com perigo. No entanto, o Flamengo não conseguiu evitar a derrota na estreia da Libertadores, situação que não ocorria na primeira rodada para o clube desde 2014.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O Flamengo entra em campo pela Copa Libertadores no dia 19 de abril, contra o Ñublense (CHI), pela segunda rodada do Grupo A, no Maracanã. No entanto, o foco do Mais Querido agora é o Campeonato Carioca. No próximo domingo (09), o Rubro-Negro encara o Fluminense, pelo jogo de volta da final. Por ter vencido por 2 a 0 na ida, o Fla pode até perder por um gol de diferença para ficar com a taça. O embate acontecerá no Maracanã, às 18h (horário de Brasília).

FICHA TÉCNICA
AUCAS 2 X 1 FLAMENGO

Competição: Copa Libertadores da América – Grupo A – 1a rodada
Local: Estádio Gonzalo Pozo Ripalda
Data: 05 de abril de 2023 (quarta)
Gol: Matheus França 38’/1º, Castillo 12’/2º, Ordoñez 39’/2º

ESCALAÇÕES:

Aucas: Hernán Galíndez, Pedro Pablo Perlaza, Luis Romero, Luis Cangá e Carlos Cuero; Jhonny Quiñónez, Edison Caicedo, Michael Carcelén, Rómulo Otero, Erick Castillo e John Jairo Cifuente.

Flamengo: Santos; Pablo, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Wesley, Vidal, Victor Hugo e Marinho, Éverton Ribeiro, Matheus França e Gabigol.

Pedro Paulo Catonho

Ver comentários

  • MORRA, VITOR PEREIRA, PORTUGUÊS DESGRAÇADO!!!! ENCHEU DE ZAGUEIROS PARA NADA!

    Rodrigo Caio é EX-JOGADOR EM ATIVIDADE, Vidal não serve para NADA, minha avó com 90 anos joga mais que o Gérson, esse desgraçado inútil, lerdo. 3 míseros chutes a gol em 90 minutos!!!! Só 3!!!! VTNC!!!!

  • Esse é o preço que vamos pagar por contratar um técnico que não sabe nada do Flamengo. Culpa do Marcos Bráz. Time mal escalado, jogadores fora de posição, e se não abrir o olho não passa nem desta fase com e VP. Técnico arrogante, burro, e sem nenhuma noção de onde está. Leve por favor a nossa revolta ao Marcos Bráz, coluna! Um lixo de time!

  • Vou dizer oq já disse na época do paulo Souza, até então, o pior técnico da história do flamengo. Se for pra arrumar encrenca com jogador, tirar titulares do time perdendo todos os jogos, me chama. Oq esse mané fez até aqui , eu faço por 1/10 do salário.

  • Vergonha é a palavra para expressar esse jogo. Já deu para o Marcos Braz e principalmente pro Landim que banca esse energúmeno e o treinador, se podemos chamar ele de treinador.

  • Esse time do flamengo tá uma grande piada a chacota do ano essa merda desse treinador não se ajuda é nítido que os jogadores não estão de acordo com suas convicções continua assim e esse ano não passa da primeira fase.

  • Time tá pagando caro pela burrice dessa merda de diretoria esse treinador é super fraco não tem a menor condição de estar no flamengo é nítido q os jogadores estão sem ímpeto nenhum com esse treinador.

  • Vou começar com: VAI TOMAR NO CU BRAZ E LANDIM, e leva junto este pior técnico da história, VP.
    Estou cansado de dispor do meu tempo e não ver jogo. Apenas uma desorganização total. Reflete bem esta diretoria nojenta.
    VOLTA BANDEIRAAAAA

  • O técnico que, pela escalação, prioriza estadual em vez da Libertadores, deve estar achando que o título do Carioca vai segura-lo no cargo. Está pensando apenas em si, em manter o emprego, e não no clube. E o Flamengo é quem vai passando vergonha, vexame após vexame. Vexame na Supercopa, Vexame histórico no Mundial, vexame na Recopa, e agora vexame na Libertadores. Essa diretoria está esperando mais o que desse técnico?

Notícias recentes

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje contra o Bauru, pela Superliga Feminina de Vôlei

Sesc-Flamengo x SESI Bauru acontece nesta sexta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília) A bola…

22/11/2024

Partida entre Flamengo e Fortaleza é ‘jogo de 6 pontos’ no Brasileirão

Flamengo e Fortaleza se enfrentam na terça-feira (26), pelo Campeonato Brasileiro O Flamengo se prepara…

22/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta sexta, 22/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 22 de novembro O Flamengo se prepara para…

22/11/2024

Pulgar se aproxima de marca histórica no Flamengo enquanto discute renovação de contrato

Volante chileno está próximo de completar 100 jogos pelo Flamengo Um dos titulares absolutos da…

22/11/2024

Chuva de bolas na rede? Flamengo x Fortaleza tem média de 3 gols por jogo

Flamengo volta a campo na terça-feira (26) para enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão O Flamengo…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024