Jorge Sampaoli fez jus à personalidade e não parou desde que desembarcou no Rio de Janeiro, no domingo (16). O treinador já sentou com os auxiliares e planejou a temporada rubro-negra. Dentre o que foi conversado, algumas determinações foram alinhadas. Neste início, não há pretensão de poupar jogadores das partidas, entretanto, dificilmente um mesmo atleta disputará três jogos seguidos.
No entendimento de Jorge Sampaoli e da comissão técnica pessoal do argentino, o elenco do Flamengo precisa, de certa forma, ser rejuvenescido. Isto, porém, não será feito de imediato, mas, sim, de médio a longo prazo. Então, para jogar na intensidade em que deseja, o treinador sabe que precisará revezar jogadores entre duelos ou competições.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Se nos testes fisiológicos ou nas conversas com o atleta estiver tudo 100%, não tem problema: irá ter sequência de partidas, não sendo poupado. Em contrapartida, caso haja qualquer tipo risco, dor ou incômodo, Sampaoli não hesitará: colocará o jogador no banco de reservas ou, até mesmo, deixará de levá-lo para o confronto, independentemente de quem seja.
Dessa forma, a ideia não necessariamente é realizar um rodízio de “time A” e “time B” – embora não esteja descartado em dado momento da temporada, caso seja detectada a necessidade. O intuito, portanto, ao menos neste início, é de jogadores serem substituídos de um jogo para o outro, na intenção do comandante poder sempre cobrar a máxima intensidade do elenco.
PRIORIDADE
Sampaoli cobrará que os jogadores entreguem “110%” durante os jogos. Por isso, priorizará a forma física do elenco: entrará em campo quem tiver bem e podendo dar aquilo que será exigido. Aliás, a ideia é começar já pelo confronto desta quarta-feira (19), contra o Ñublense (CHI), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.
Entrará em campo como titular somente quem tiver 100% fisicamente, podendo entregar aquilo que Sampaoli exigirá. Já para o duelo do final de semana, contra o Internacional, no domingo (23), no Rio Grande do Sul, o treinador argentino não descarta mudar parte do time titular, justamente devido às condições físicas dos atletas.
PRIMEIRA IMPRESSÃO
Jorge Sampaoli não é novidade no Brasil, mas, no Flamengo, ele já deixou algumas primeiras impressões. Pessoas relataram que o treinador é “inquieto” e costuma andar de um lugar para o outro. Até quando parado, parece “agoniado“. Além disso, o argentino é bastante “enérgico” na forma de se expressar, cobrar e ponderar.
A impressão, para muitos do CT do Flamengo, é que Sampaoli é “hiperativo“, além de metódico. Ele gosta das coisas bastante alinhadas e “redondinhas“. Internamente, algumas pessoas viram semelhanças com Jorge Jesus, apesar de muitas diferenças também. A ver, portanto, se o argentino conseguirá obter o mesmo êxito que o português tivera em solo carioca, mais precisamente no Rubro-Negro, entre 2019 e 2020.
Após o título da Libertadores de 2019, milhares de torcedores se juntaram para celebrar a…
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Jogo entre Red Bull Bragantino e Internacional interessa às duas pontas da tabela O Brasileirão…
Ver comentários
3 zagueiros vai derrubar ele em 3 meses !!!
Algumas posições para as quais a titularidade é incontestável (ou não há reservas de imediato), acredito que o jogador deverá jogar todas as partidas sempre que possível, sendo substituído (ou improvisado) SOMENTE quando houver falta de condições físicas ou impossibilidade de atuar (cartões, expulsão, etc). Já os demais casos, um rodízio no qual o atleta joga 1x por semana seria o ideal, já que temos em média 2 jogos por semana. Por fim, limitar as substituições para até 3 peças, em comparação a escalação anterior.