Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

EXCLUSIVO: Herói do 1º título da Copa do Brasil abre o coração: “Foi a conquista mais importante pelo Flamengo”

- Coluna do Fla -
- Coluna do Fla -
Publicação: 13/04/2023
1 comentário
Atualização: 13/04/2023
Compartilhar

Fernando diz que ter sido autor do gol do título da Copa do Brasil de 1990 foi um ‘divisor de águas’ na carreira

Por: Marcos Vinicius Cabral

Vivendo dias agitados pela demissão de Vítor Pereira e à procura por um ‘novo’ técnico, o Flamengo começa a disputar a Copa do Brasil nesta quinta-feira (13), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Willie Davids. Diante do Maringá-PR, os olhos dos torcedores rubro-negros estarão voltados para a TV na estreia da competição. Um deles, vive na pacata cidade de Santos e vai torcer pela vitória do time comandado pelo interino Mário Jorge: trata-se do ex-zagueiro Fernando, autor do gol heroico no primeiro título do torneio, em 1990.

— O Flamengo entrou na minha vida em 1989. Quando aconteceu, não pensei duas vezes e mesmo tendo atuado pelo Vasco, em nenhum momento percebi se agradaria torcedores rubro-negros ou despertaria a ira dos cruzmaltinos (risos). Trabalhei duro e construí uma história difícil de ser apagada em São Januário, sei disso, mas precisava jogar no Flamengo. E foi o que fiz. Fomos campeões invictos da primeira Copa do Brasil, em 1990, acabei fazendo o gol do título no primeiro jogo contra o Goiás, em Juiz de Fora, já que o Maracanã estava em reforma. No jogo decisivo, não pude estar em campo porque havia sido expulso antes. No entanto, viajei com a delegação e comemoramos muito a conquista. Sou feliz por isso – contou Fernando, de 61 anos, com exclusividade ao Coluna do Fla.

Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo

Felicidade que não se resume apenas à inédita e primeira conquista da Copa do Brasil de 1990. Para o ex-camisa 6 da Gávea, que formou dupla de zaga com Vitor Hugo no torneio nacional, tão difícil como jogar em um clube da grandeza do Flamengo foi conquistar o carinho e o respeito do torcedor rubro-negro. O segredo, segundo Fernando, é o trabalho.

Fernando revelou que o título da Copa do Brasil, em1990, foi um dos mais importantes que conquistou pelo Flamengo (Fotos: Divulgação)

—  Lembro que a minha chegada coincidiu com a transferência do Bebeto para o Vasco. Mesmo vindo de Portugal e com uma certa bagagem com a conquistas de alguns títulos, nunca quis me promover ou brincar com o sentimento do torcedor. Sei o que é essa paixão que muitos deles nutrem por nós, jogadores. Por onde passei, me dediquei, busquei com a seriedade do trabalho, o espaço  para estar entre os 11 titulares. Graças a Deus, consegui – confessou e disse que, à época, os salários atrasados nunca foram empecilho para que ele e os companheiros deixassem de trabalhar.

E foi o trabalho que fez Fernando ser considerado um dos melhores zagueiros na segunda metade da década de 1980 no Brasil. Bicampeão pelo Vasco e com pretensão de disputar a Copa do Mundo de 1990, na Itália, o ‘Xerifão’ do time comandado por Roberto Dinamite e pelo jovem Romário, foi se aventurar no Louletano (POR). Porém, uma contusão no reto femoral da perna esquerda, ‘sepultou’ o sonho de poder vestir a ‘Amarelinha’. Quis o destino que o defensor viesse para escrever o nome na história no Clube de Regatas do Flamengo.

— Sou minha história, isso me faz e fez ser respeitado. O meu amor e carinho por todas equipes em que joguei, ainda que isso não me torne ídolo de A, B ou C, não me deixa triste. Muito pelo contrário, desde o começo no futebol, aos 18 anos, na Portuguesa Santista, passando pelo Santos, Vasco da Gama, Louletano, Atlético-MG, Guarani, Portuguesa Desportos, até encerrar no clube que me projetou, não faltou nada – contou emocionado.

Sobre o trabalho desempenhado por Vítor Pereira no comando do Flamengo nesses quase quatro meses, o ex-jogador se diz preocupado. Isso porque, o ex-zagueiro acredita que os próximos dias nos bastidores políticos do clube e na escolha do ‘novo’ treinador serão turbulentos. Mesmo tendo nomes como dos ‘Jorges’ Jesus e Sampaoli, a possível volta de Dorival Júnior e o especulado Tite, ex-treinador da Seleção Brasileira na últimas duas Copas do Mundo, Fernando não acredita em facilidade no trabalho do profissional contratado. Fato que o preocupa, pela cobrança excessiva que se faz pelo mágico ano de 2019.

— O Vítor Pereira, assim como todos os técnicos que vieram pós-Jorge Jesus, vão ter um grande problema para dirigir o Flamengo. Ainda é muito vivo no coração rubro-negro, o elenco e as conquistas de 2019. Penso que se faz necessário uma reformulação para descaracterizar essa formação. Não acho que é problema de técnico e, na minha opinião, é de gestão – afirmou e disse que favoritismo não é sinônimo de conquista, referindo-se às recentes competições disputadas.

De volta ao passado, em 1995, antes de pendurar as chuteiras, conseguiu realizar outra proeza no futebol: levou a Portuguesa Santista, clube que o revelara, à primeira divisão do Campeonato Paulista daquele ano. O feito só foi possível, graças a um golaço marcado por Fernando, em uma partida emocionante na casa do adversário, contra o São José.

Diferentemente do herói da Copa do Brasil de 1990 e do Campeonato Paulista de 1995, Fernando enfrentou um marcador implacável no jogo mais difícil na vida: a depressão. Com garra e persistência, contou com a ajuda de três filhos, dois netos e do amigo de infância chamado Mauro para reverter o placar dessa partida quase perdida. A vitória veio há dois anos, quando conheceu a promotora de eventos Adriana Piva D’Antônio: “Ela foi um caminho que encontrei”, comemorou.

Assuntos:coluna do flaCopa do Brasil 1990Copa do Brasil 2023Dorival JúniorFernandoflaFlamengogoiásJorge JesusJorge SampaoliMengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Jean disse:
    13/04/2023 às 16:17

    Vc é um ídolo sim, Fernando.
    É meu ídolo. Sempre sério e profissional, honrou nossas cores. Sempre firme nas jogadas. Zagueiro difícil de ser driblado.
    Bom na marcação mano a mano e pelo alto.
    Ahh… e muito obrigado por ter quebrado o Márcio Nunes do Bangu, e encerrar a carreira daquele maldito que quase tirou Zico do futebol.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Goleiro do Flamengo se reapresenta à seleção para dois jogos amistosos contra a Bolívia

2

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

2 9
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Real Madrid aumenta oferta por renovação de Vini Jr e afasta interesse do Arsenal

9 11

Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

37 8
Brasileirão

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 10

Flamengo acerta contratação de jogador que quebrou recorde no Cuiabá

30 8
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

9 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo