EXCLUSIVO: Herói do 1º título da Copa do Brasil abre o coração: “Foi a conquista mais importante pelo Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Fernando diz que ter sido autor do gol do título da Copa do Brasil de 1990 foi um ‘divisor de águas’ na carreira

Por: Marcos Vinicius Cabral

Vivendo dias agitados pela demissão de Vítor Pereira e à procura por um ‘novo’ técnico, o Flamengo começa a disputar a Copa do Brasil nesta quinta-feira (13), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Willie Davids. Diante do Maringá-PR, os olhos dos torcedores rubro-negros estarão voltados para a TV na estreia da competição. Um deles, vive na pacata cidade de Santos e vai torcer pela vitória do time comandado pelo interino Mário Jorge: trata-se do ex-zagueiro Fernando, autor do gol heroico no primeiro título do torneio, em 1990.

— O Flamengo entrou na minha vida em 1989. Quando aconteceu, não pensei duas vezes e mesmo tendo atuado pelo Vasco, em nenhum momento percebi se agradaria torcedores rubro-negros ou despertaria a ira dos cruzmaltinos (risos). Trabalhei duro e construí uma história difícil de ser apagada em São Januário, sei disso, mas precisava jogar no Flamengo. E foi o que fiz. Fomos campeões invictos da primeira Copa do Brasil, em 1990, acabei fazendo o gol do título no primeiro jogo contra o Goiás, em Juiz de Fora, já que o Maracanã estava em reforma. No jogo decisivo, não pude estar em campo porque havia sido expulso antes. No entanto, viajei com a delegação e comemoramos muito a conquista. Sou feliz por isso – contou Fernando, de 61 anos, com exclusividade ao Coluna do Fla.

Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo

Felicidade que não se resume apenas à inédita e primeira conquista da Copa do Brasil de 1990. Para o ex-camisa 6 da Gávea, que formou dupla de zaga com Vitor Hugo no torneio nacional, tão difícil como jogar em um clube da grandeza do Flamengo foi conquistar o carinho e o respeito do torcedor rubro-negro. O segredo, segundo Fernando, é o trabalho.

Fernando revelou que o título da Copa do Brasil, em1990, foi um dos mais importantes que conquistou pelo Flamengo (Fotos: Divulgação)

—  Lembro que a minha chegada coincidiu com a transferência do Bebeto para o Vasco. Mesmo vindo de Portugal e com uma certa bagagem com a conquistas de alguns títulos, nunca quis me promover ou brincar com o sentimento do torcedor. Sei o que é essa paixão que muitos deles nutrem por nós, jogadores. Por onde passei, me dediquei, busquei com a seriedade do trabalho, o espaço  para estar entre os 11 titulares. Graças a Deus, consegui – confessou e disse que, à época, os salários atrasados nunca foram empecilho para que ele e os companheiros deixassem de trabalhar.

E foi o trabalho que fez Fernando ser considerado um dos melhores zagueiros na segunda metade da década de 1980 no Brasil. Bicampeão pelo Vasco e com pretensão de disputar a Copa do Mundo de 1990, na Itália, o ‘Xerifão’ do time comandado por Roberto Dinamite e pelo jovem Romário, foi se aventurar no Louletano (POR). Porém, uma contusão no reto femoral da perna esquerda, ‘sepultou’ o sonho de poder vestir a ‘Amarelinha’. Quis o destino que o defensor viesse para escrever o nome na história no Clube de Regatas do Flamengo.

— Sou minha história, isso me faz e fez ser respeitado. O meu amor e carinho por todas equipes em que joguei, ainda que isso não me torne ídolo de A, B ou C, não me deixa triste. Muito pelo contrário, desde o começo no futebol, aos 18 anos, na Portuguesa Santista, passando pelo Santos, Vasco da Gama, Louletano, Atlético-MG, Guarani, Portuguesa Desportos, até encerrar no clube que me projetou, não faltou nada – contou emocionado.

Sobre o trabalho desempenhado por Vítor Pereira no comando do Flamengo nesses quase quatro meses, o ex-jogador se diz preocupado. Isso porque, o ex-zagueiro acredita que os próximos dias nos bastidores políticos do clube e na escolha do ‘novo’ treinador serão turbulentos. Mesmo tendo nomes como dos ‘Jorges’ Jesus e Sampaoli, a possível volta de Dorival Júnior e o especulado Tite, ex-treinador da Seleção Brasileira na últimas duas Copas do Mundo, Fernando não acredita em facilidade no trabalho do profissional contratado. Fato que o preocupa, pela cobrança excessiva que se faz pelo mágico ano de 2019.

— O Vítor Pereira, assim como todos os técnicos que vieram pós-Jorge Jesus, vão ter um grande problema para dirigir o Flamengo. Ainda é muito vivo no coração rubro-negro, o elenco e as conquistas de 2019. Penso que se faz necessário uma reformulação para descaracterizar essa formação. Não acho que é problema de técnico e, na minha opinião, é de gestão – afirmou e disse que favoritismo não é sinônimo de conquista, referindo-se às recentes competições disputadas.

De volta ao passado, em 1995, antes de pendurar as chuteiras, conseguiu realizar outra proeza no futebol: levou a Portuguesa Santista, clube que o revelara, à primeira divisão do Campeonato Paulista daquele ano. O feito só foi possível, graças a um golaço marcado por Fernando, em uma partida emocionante na casa do adversário, contra o São José.

Diferentemente do herói da Copa do Brasil de 1990 e do Campeonato Paulista de 1995, Fernando enfrentou um marcador implacável no jogo mais difícil na vida: a depressão. Com garra e persistência, contou com a ajuda de três filhos, dois netos e do amigo de infância chamado Mauro para reverter o placar dessa partida quase perdida. A vitória veio há dois anos, quando conheceu a promotora de eventos Adriana Piva D’Antônio: “Ela foi um caminho que encontrei”, comemorou.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vc é um ídolo sim, Fernando.
    É meu ídolo. Sempre sério e profissional, honrou nossas cores. Sempre firme nas jogadas. Zagueiro difícil de ser driblado.
    Bom na marcação mano a mano e pelo alto.
    Ahh… e muito obrigado por ter quebrado o Márcio Nunes do Bangu, e encerrar a carreira daquele maldito que quase tirou Zico do futebol.

Comentários não são permitidos.