Flamengo encabeça lista de clubes na divisão do dinheiro da nova liga de futebol; confira relação

Compartilhe com os amigos

Flamengo e Corinthians se destacam no futebol brasileiro quando o assunto é audiência na televisão

Ainda a ser oficializada, Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte Futebol (LFF) firmaram critérios para a divisão de receitas na nova liga de clubes. A proposta, se tudo correr bem, entra em vigor a partir de 2025, já que um ano antes, o contrato dos times que disputam o Campeonato Brasileiro das séries A e B com a Rede Globo chega ao fim. Por terem mais torcedores e mais audiência televisiva, Flamengo e Corinthians levam vantagem na divisão do dinheiro oriundo das cotas de TV.

O que parecia ser fácil na teoria, no entanto, vem tornando-se difícil na prática. Isso porque, a princípio, Libra (encabeçada por Flamengo e Corinthians) e LFF (no qual Atlético-MG e Fluminense fazem parte) possuem divergências que os afastam. A principal delas é quanto ao modelo de distribuição da receita.

VEJA A PUBLICAÇÃO:

Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo

Apesar de terem feito reuniões, as propostas para implantação da liga se chocam nesses aspectos. Outro entrave é que tanto a Libra quanto a LFF arrumaram investidores diferentes. E cada um fez uma proposta semelhante em ter direito a adquirir 20% das séries A e B do Campeonato Brasileiro de forma vitalícia ou em um prazo de 50 anos.

O valor que vai ser pago não é referente à cota de TV e, sim, a um pagamento que entraria apenas uma vez nos cofres do clubes. O fundo árabe Mubadala Investment Company oferece R$ 4,75 bilhões a serem divididos pelos times para tornar-se sócio da Libra, enquanto a americana Serengeti Asset Management, baseado em Nova Iorque, disponibiliza R$ 4,85 bilhões para filiar-se à LFF.

Dos 44 clubes que estão em conversas com as ligas, 18 apoiam a Libra. São eles: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. Os demais 26 times, formam o bloco da Liga Futebol Forte: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Vila Nova e Tombense.

Compartilhe com os amigos

Veja também