Notícias

Flamengo reencontra 1º adversário da história dos pontos corridos no Brasileirão

Compartilhe

Flamengo enfrentou o Coritiba, no Maracanã, na abertura do Brasileirão 2003


Por: Pedro Paulo Catonho

Um dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro no modelo de pontos corridos, o Flamengo estreia na 21ª edição da competição neste formato no domingo (16), contra o Coritiba, no Maracanã. Coincidentemente, o time do Paraná foi o primeiro adversário do Mengão depois da alteração no regulamento.


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


Até 2002, o Brasileirão acontecia com uma fase de classificação e depois decisões em mata-matas. Desde 2003 até os dias atuais, a competição passou a ser por pontos corridos. O primeiro duelo do Flamengo no novo modelo aconteceu no dia 30 de março daquele ano, no Maracanã. Rubro-Negro e Coritiba empataram em 1 a 1.

Atualmente, o Flamengo lota o Maracanã com frequência, mas em 2003 a realidade era outra. Apenas 9.864 pagantes foram ao Templo Sagrado. O primeiro gol do Rubro-Negro na história dos pontos corridos foi do zagueiro André Bahia. Na ocasião, o Mais Querido entrou em campo com: Julio Cesar, Alessandro, Fernando, André Bahia e Cássio; Fabinho, André Gomes, Fábio Baiano (Felipe Melo) e Felipe; Zé Carlos e Fernando Baiano (Jean). O técnico era Nelsinho Baptista.

Além da semelhança das estreias contra o Coritiba, no Maracanã, outra coincidência marca os duelos de 2003 e 2023: o Flamengo vivia em crise. Se hoje o Mengão vem de três derrotas seguidas, no embate de 20 anos atrás o Fla somou o sétimo resultado negativo na temporada. A torcida presente gritou “queremos raça” e virou as faixas nas arquibancadas, em sinal de protesto.

Na busca de um resultado melhor desta vez, o Flamengo encara o Coritiba neste domingo (16), às 16h (horário de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto terá cobertura total do Coluna do Fla, ao vivo, no Youtube. Na televisão, o confronto conta com transmissão da TV Globo, na rede aberta, e no Premiere, via pay per view.

O Mais Querido vai à busca do quarto título no modelo de pontos corridos. O Flamengo ganhou em 2009, 2019 e 2020. Na fórmula antiga da competição, com mata-matas, o Mengão levou outras cinco taças: 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992.

Ver comentários

  • Bagunça geral! De 2003 a 2008, praticamente não assisti a nenhum jogo tanto por causa da faculdade quanto pela bagunça e má administração.

Notícias recentes

  • Destaque

Histórico! Vini Jr se iguala a lendas da Seleção Brasileira após gols na Copa do Mundo

Vini Jr. fez dois gols pelo Brasil contra a Escócia na terceira rodada da fase…

24/06/2026
  • Destaque

Vini Jr ‘cala’ Ancelotti e relembra deboche de técnico da Seleção Brasileira: “Disse que era impossível”

Vini Jr marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia e…

24/06/2026
  • Destaque

Vini Jr destrói Escócia, Brasil vence e garante 1ª posição do grupo na Copa do Mundo

Vini Jr marcou duas vezes na vitória do Brasil sobre a Escócia nesta quarta-feira (24)…

24/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Vini Jr. marca 2 gols do Brasil x Escócia; veja gols

Seleção Brasileira enfrenta Escócia no Hard Rock Stadium, nos Estados Unidos O primeiro gol do…

24/06/2026
  • Notícias

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

Quatro jogadores do Flamengo estão à disposição do Brasil contra a Escócia A bola vai…

24/06/2026
  • Destaque

Quem será o adversário do Brasil na 2ª fase da Copa do Mundo?

Brasil espera por Holanda, Japão ou Suécia A Seleção Brasileira garantiu a primeira colocação do…

24/06/2026