Petkovic atuou pelo Flamengo de 2000 a 2002 e entre 2009 e 2011
Considerado ídolo rubro-negro, o sérvio Dejan Petkovic vestiu o Manto Sagrado em duas oportunidades. A primeira foi entre 2000 a 2002, onde conquistou o tricampeonato do Carioca e a Copa dos Campeões. Em 2002, deixou a Gávea e só retornou em 2009, ano em que colocou o nome de vez na história do clube ao levantar o hexacampeonato do Brasileirão. Recentemente, o ex-atleta explicou a razão de ter voltado ao Rubro-Negro.
— A ideia de voltar partiu do Flamengo. Particularmente, de duas pessoas: Marcelo Conti e José Carlos Dias. Chegaram na minha casa e perguntaram se eu queria voltar. Eu disse que sim, mas como iria retornar? Marcamos uma reunião. No final acabou que eu fiz de tudo para voltar e deu tudo certo -, disse Petkovic, em entrevista ao podcast Mundo GV.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Além disso, o ex-Flamengo contou que adiou o recebimento de quantias atrasadas que o clube lhe devia, após fazer acordo na Justiça. A intenção era ‘não prejudicar’ os salários dos companheiros da equipe carioca, a qual o sérvio queria voltar.
— Eu abri mão, perdoei parte de dívida. Sendo assim, liberei dinheiro na parte da Justiça para poder pagar o time. Fiz um acordo e liberei o dinheiro para poderem pagar os salários dos jogadores. Como vou chegar em um time para jogar e os caras não recebem? Pelo fluxo de caixa, aceitei receber só a partir de 2010, já que em 2009 não tinha dinheiro -, revelou.
Dono de qualidade técnica ímpar e especialista em bola parada, nas passagens pelo Flamengo, Petkovic trouxe títulos também. Além do desempenho que dispensa apresentações dentro das quatro linhas, o sérvio ajudou o Mengão a conquistar algumas glórias, marcando gerações de flamenguistas.
Ao todo, o craque sérvio entrou em campo 197 vezes, marcou 56 gols e deu 37 assistências com a camisa do Flamengo. No Rubro-Negro, o ex-jogador levantou os seguintes títulos: quatro cariocas (2000/2001/2009/2011) e um Campeonato Brasileiro (2009).