O Flamengo conseguiu a esperada virada sobre o Maringá-PR e evitou a eliminação precoce na terceira fase da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (26), sob forte chuva no Maracanã e muito apoio da torcida, o Mais Querido foi intenso e atropelou por 8 a 2, tirando a desvantagem de 2 a 0 obtida pelo time paranaense na ida. No embate da volta, os gols foram marcados por Thiago Maia, Pedro (4), Gabigol, Gerson e Everton Cebolinha, com Fabrício Bruno (contra) e Bruno Lopes descontando para os visitantes. Com o placar, o Rubro-Negro garantiu vaga nas oitavas da competição. O próximo adversário será conhecido em sorteio.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Mais uma vez Jorge Sampaoli mexeu na equipe. Precisando atacar para conseguir a virada, o treinador sacou Arturo Vidal do time e mandou mais um ofensivo, Everton Cebolinha. O camisa 11 formou uma trinca com Pedro e Gabigol, com Everton Ribeiro e Gerson na armação.
VANTAGEM DO MARINGÁ-PR ‘DEMOLIDA’ NO PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou muito pegado. Com 30 segundos de partida, o árbitro Raphael Claus marcou duas faltas, uma para cada lado. Na cobrança de uma delas, Everton Cebolinha cabeceou com perigo e o goleiro adversário fez a defesa, jogando para escanteio. Na batida, o próprio camisa 11 lançou na área, Thiago Maia dominou livre e estufou as redes para abrir o placar, logo aos dois minutos. Flamengo 1 a 0.
Precisando de mais um gol para igualar no placar agregado, o Flamengo seguiu pressionado. Já o Maringá não passava do meio campo, com os 11 atletas atrás. Aos 15 minutos, Gabigol fez uma linda jogada, com uma caneta no círculo central. O camisa 10 arrancou, tabelou com Everton Ribeiro e entrou na área, sendo atingido no rosto pelo zagueiro Wesley. Mas o árbitro mandou seguir.
Mas não demorou o Flamengo mandar a vantagem do Maringá ‘para o espaço’. Novamente em escanteio batido por Everton Cebolinha, o Rubro-Negro marcou. Desta vez, Pedro subiu de cabeça para balançar as redes. Foi o gol de número 88 do camisa 9 pelo clube, anotado aos 18 minutos. Mengão 2 a 0.
Aos 21’, quase um gol de placa no Maracanã. Gabigol deu um lindo passe para Wesley, que deu um chapéu no adversário e finalizou, desequilibrado, facilitando a defesa do goleiro. O Maringá respondeu na sequência, aos 22’, com um chute de longe de Serginho, sem sustos para Santos, que encaixou a bola.
O Flamengo explorou muito o lado direito no primeiro tempo, principalmente com Wesley. Em uma das jogadas do lateral, Gerson foi acionado, fez grande lance e acabou derrubado na área. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, com a categoria de sempre, Gabigol balançou as redes, ‘tirando o goleiro da foto’, aos 29 minutos.
Quando o relógio marcava 34’, mais uma vez Dheimison evitou um golaço do Mengão. Wesley recebeu cruzamento da esquerda, escorou de cabeça para Everton Ribeiro, que chutou de primeira, no alto. Porém, o arqueiro fez grande defesa, jogando para escanteio. Na cobrança, Fabrício Bruno subiu livre e quase anotou o quarto.
Em um raro ataque do Maringá, o visitante conseguiu balançar as redes. Em escanteio batido, a bola encontrou o peito de Fabrício Bruno e entrou, sem reação para o goleiro Santos. Flamengo 3 a 1 neste momento, com empate no agregado, em 3 a 3, aos 38’. O surpreendente tento empolgou o time paranaense. Aos 40’, Serginho chutou de longe, obrigando Santos a fazer a defesa.
As rédeas do jogo voltaram para o Flamengo logo depois. Gerson fez grande jogada pela esquerda e cruzou na área. Pedro se atirou na bola e o goleiro fez grande defesa. No rebote, Everton Ribeiro chutou de primeira, mas a ‘pelota’ passou longe do gol.
O quarto gol do Flamengo veio ainda no primeiro tempo. Após um bate e rebate do lado esquerdo, Gerson recebeu na área e soltou a bomba, indefensável para o goleiro adversário. Rubro-Negro em vantagem, 4 a 1 no jogo e 4 a 3 no agregado, dando tranquilidade para Jorge Sampaoli no intervalo da partida.
QUATRO VIRA, OITO ACABA
Na segunda etapa, o Flamengo seguiu com a postura de jogar perto da área do Maringá. Mas o primeiro grande susto veio dos visitante. Em contra-ataque, Serginho apareceu livre pela direita e obrigou Santos a fazer grande defesa. A resposta foi imediata. Após belo passe de Gabigol, Everton Cebolinha driblou o goleiro e finalizou, com calma, para fazer o quinto do Rubro-Negro, aos 11 minutos do segundo tempo.
Pedro assustou o adversário, com um lindo chute, chapado, que passou perto do ângulo da meta paranaense, na sequência. Com a vantagem de dois gols, Jorge Sampaoli começou a mexer na equipe. Entraram Léo Pereira, Vidal e Marinho, saíram Wesley, Thiago Maia e Everton Ribeiro. Porém, o placar não estava decidido. Bruno Lopes, com chute de fora da área, marcou o segundo do Maringá, aos 19′. No momento, 5 a 2 na partida e 5 a 4 no agregado.
A torcida do Maringá presente ao Maracanã começou a cantar “eu acredito”. Mas a fé dos visitantes desmoronou dois minutos depois. Aos 21′, Gerson recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro para Pedro. O camisa 9, livre, na pequena área, só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes, o de número 89 do atacante com o Manto Sagrado.
Victor Hugo entrou em campo aos 24’, no lugar de Gerson, que saiu ovacionado pelo Maracanã. O ‘Coringa’ foi um dos destaques do Mengão, atuando de forma ofensiva mais uma fez, ocupando todos os espaços do campo. A última alteração aconteceu aos 33′, com a saída de Everton Cebolinha e entrada de Matheus Gonçalves.
De fora da área, Victor Hugo deu um belo chute, aos 36′, obrigando grande defesa do goleiro adversário. Três minutos depois, Gabigol achou Arturo Vidal no segundo pau. O chileno escorou para o meio da área e Pedro, novamente, só empurrou, desta vez de cabeça.
A ‘dobradinha’ do camisa 9 com o chileno deu certo de novo aos 42 minutos do segundo tempo. Vidal recebeu na direita e rolou para Pedro. O centroavante, dentro da área, ‘chapou’ no ângulo, indefensável para o goleiro adversário. Não perca as contas: 8 a 2 no Maracanã! Nas arquibancadas, a Nação cantou: “o campeão voltou!”.
PRÓXIMO JOGO
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (30), no Maracanã, contra o Botafogo. A bola rola às 16h (horário de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro tem três pontos na competição, com vitória sobre o Coritiba e derrota diante do Internacional. Já o rival possui 100% de aproveitamento, após superar São Paulo e Bahia.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 8X2 MARINGÁ-PR
Competição: Copa do Brasil – terceira fase – jogo de volta
Local: Estádio Maracanã
Data: 26 de abril de 2023 (quarta)
Gols: Thiago Maia 2’/1o, Pedro 18’/1o, Gabigol 29’/1o, Fabrício Bruno (contra) 38’/1o, Gerson 48’/1º, Everton Cebolinha 11’/2º, Bruno Lopes 19’/2º, Pedro 21’/2º, Pedro 39’/2º, Pedro 42’/2º
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Everton Cebolinha, Gabigol e Pedro.
Maringá-PR: Dheimison; Lucas Lopes, Wesley, Max Miller e Raphinha; Erick Varão, Serginho e Cesinha; Gustavo Ramos, Iago e Bruno Lopes.
Se vencer todos os jogos, Fla chegará a 74 pontos no Brasileirão O Flamengo venceu…
Guilherme, que entrou na vaga de Alcaraz, marcou o primeiro gol do Flamengo Carlos Alcaraz…
Flamengo e Palmeiras venceram com gols no fim e diminuíram diferença para o Botafogo Ainda…
Jogador fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato do Flamengo na Copa do Brasil…
Filipe Luís teve uma lista de extensa de desfalques em jogo do Flamengo contra o…
Gabigol irá deixar o Flamengo após o término do contrato, em 31 de dezembro de…