Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo e, desde o início, deixou claro que a repetição de escalações será raridade. Porém, a visão do argentino se estende, também, ao sistema tático. No primeiro confronto, estreou contra o Ñublense (CHI) com 3-5-2, enquanto na segunda partida diante do Internacional utilizou 4-4-2, indo para o terceiro cotejo, no confronto com o Maringá, variando entre o 3-4-3 e 4-3-3.
Essa característica de mudar peças e a distribuição delas em campo constantemente, vale frisar, acompanhou o técnico nos dois outros trabalhos que tivera no Brasil: no Santos e no Atlético-MG. O recorte dos cinco primeiros jogos nessas equipes mostra o quanto Sampaoli é adepto da variação de sistemas táticos, como levantou inicialmente o GE.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo!
No Flamengo, do jogo contra os chilenos para o confronto com os gaúchos, saíram David Luiz (poupado) e Marinho – que atuou como ala pela direita -, entraram o lateral-direito Wesley e Everton Ribeiro. Do domingo passado ao passeio contra os paranaenses, Vidal deu lugar a Everton Cebolinha.
Se nas duas primeiras partidas os times de Sampaoli repetiram número de finalizações (15) e posse de bola (62%), esses índices aumentaram contra o Maringá, subindo para 25 e 66%. Sampaoli, inclusive, falou sobre o tema após o triunfo em cima do clube paranaense.
— Penso que o time tem que melhorar futebolisticamente. O sistema, para mim, está em segundo plano. A equipe teve muitas jogadas boas de ataque e poderia fazer muito mais gols (contra o Maringá). O time tem que perder menos bolas, ter mais trocas de passes no campo rival. É um crescimento paulatino. Sinceramente estou grato aos jogadores porque há uma compreensão da ideia. Seguramente seremos melhores com o tempo -, disse Sampaoli.
A ver, agora, como Sampaoli irá montar o Flamengo, tanto quanto a peças como em relação a sistema de jogo, para o clássico com o Botafogo. Este cotejo será disputado às 16h (horário de Brasília) de domingo (30), no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…
Volante Fred revelou bastidores de conversas em negociação com o Flamengo Apurado por: Thomas Alencar…
Flamengo tem jogo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão nesta quarta-feira (06) Filipe Luís encerrou a…
Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…
Gustavo Gómez apontou Pedro como adversário mais complicado Pedro não joga desde o início de…
Além de seguir de olho no G-4, o Flamengo busca igualar o histórico na Arena…
Ver comentários
Porque o VP nao fez isso ? faz o simples, o feijão com arroz..