Destaque

Zaga e meio campo: Sampaoli vive ‘dilema’ na escalação para Flamengo x Botafogo

Lesões e desgastes físicos entram em pauta no Flamengo, e Sampaoli busca encontrar solução


Jorge Sampaoli não costuma poupar jogadores, embora também busque variar nas escalações de uma partida para a outra. Para o clássico do Flamengo com o Botafogo, no entanto, o treinador argentino vive um dilema: colocar em campo o que tem de melhor ou preservar algumas peças para a sequência de jogos. O técnico tenta encontrar um equilíbrio em meio a conversas com o departamento médico.

A zaga e o meio campo do Flamengo são os setores em que Jorge Sampaoli estuda fazer mudanças na escalação. Arturo Vidal está cotado para começar a partida. Wesley, por ser o único lateral direito à disposição do argentino, tem grande chance de ser preservado. Sampaoli, com isso, voltaria ao esquema com três zagueiros fixos.


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


Marinho, porém, também pode assumir uma vaga no time titular, fazendo uma espécie de “ala pelo lado direito“, caso Wesley seja preservado. Rodrigo Caio é outro que briga para iniciar o confronto com o Botafogo. A tendência, inclusive, é que Pedro e Gabriel Barbosa sejam mantidos entre os 11 iniciais, mas não está descartada a possibilidade de um dos dois ir para o banco.

Toda e qualquer decisão de Jorge Sampaoli, vale frisar, não será tomada unilateralmente. Os jogadores serão ouvidos, no intuito de saber como está o desgaste físico de cada um. O departamento médico também receberá atenção especial do argentino, que quer saber quem apresenta as melhores condições para desempenhar o papel tático desejado no domingo (30).

A preocupação da comissão técnica é por conta do jogo com o Racing (ARG), na Argentina, pela Libertadores da América. Esta partida será disputada na quinta-feira (04), e, três dias depois, o Flamengo terá um grande desafio no gramado sintético da Arena da Baixada, contra o Athletico-PR, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Portanto, o Flamengo não quer “estourar” os jogadores diante do Botafogo. Joga a favor, entretanto, o fato de o Rubro-Negro ter quatro dias de domingo (30), diante do Botafogo, para quinta-feira (04), contra o Racing. Porém, a sequência contra Athletico-PR (07/05), Goiás (10/05) e Bahia (13/05), com somente 72h – aproximadamente – de descanso de um duelo para o outro, ligou o alerta da comissão técnica.

O time titular do Flamengo para o clássico com o Botafogo, com isso, não será pensado somente neste duelo em questão, mas, principalmente, na sequência de partidas do Mengão. Afinal, depois do Bahia – citado anteriormente -, o Fla entra em campo pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Jorge Sampaoli, entretanto, só conhecerá data, adversário e horário do desafio do Flamengo na Copa do Brasil na terça-feira (02), quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteará os confrontos das oitavas de final do torneio. O treinador do Mengão, apesar das dúvidas, baterá o martelo quanto à escalação neste sábado (29), em treino no Ninho do Urubu. Caso coloque quem tem de melhor contra o Botafogo, alguns atletas serão poupados no embate com o Athletico-PR.

Em meio às dúvidas, o Flamengo enfrenta o Botafogo às 16h (horário de Brasília) deste domingo (30). A partida será disputada no Maracanã, válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão é o oitavo colocado na tabela, com três pontos, enquanto o Alvinegro ocupa a segunda posição, com seis.