Ricardo Fort coloca Globo como principal motivo de ‘nacionalização da torcida do Flamengo‘, e torcedores rebatem
Recentemente, o Brasil passou a combater a “fake news“, inclusive com projetos políticos. Porém, pessoas ‘influentes‘ ainda teimam em disseminar inverdades nas redes sociais. É o caso de Ricardo Fort, que é consultor da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), dono da agência de marketing esportiva e ex-executivo da Coca-Cola, além de palmeirense e “fã da presidente alviverde Leila Pereira” – dito pelo próprio. Ele publicou algo a respeito do Flamengo para ‘defender’ o Atlético-MG, e os torcedores do Fla trataram de desmentir o “profissional“.
Apesar de torcedor do @Palmeiras e fã da Leila, tenho que dar razão ao @Flamengo e ao @Corinthians.
Os 2 são os únicos que ganhariam mais em negociações individuais. Mesmo assim, estão na Libra.
Times como o @FluminenseFC brigam por motivação política, não financeira. https://t.co/bK9tIFujrk
— Ricardo Fort (@SportByFort) April 30, 2023
Por meio da rede social do Twitter, Ricardo Fort escreveu: “Nacionalizar a marca de um time de futebol é um ‘briefing’ impossível. A TV Globo levou décadas para fazer o Flamengo um time com torcedores em todo o Brasil. Infelizmente, nem mesmo o gênio Nizan Guanaes resolverá esse problema“, questionou ao comentar sobre o Atlético-MG ter contratado o publicitário Nizan Guanaes.
VEJA O TWEET:
"Nacionalizar a marca" de um time de futebol é um briefing impossível.
A @tvglobo levou décadas para fazer o @Flamengo um time com torcedores em todo o Brasil. Infelizmente, nem mesmo o gênio Nizan Guanaes resolverá esse problema.https://t.co/W51EDHqH0d
— Ricardo Fort (@SportByFort) May 3, 2023
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
A partir da publicação de Fort, os torcedores do Flamengo rebateram a “fake news” disseminada pelo executivo. Dentre os muitos argumentos, um deles foi: “A TV Globo é de 26 de abril de 1965. Entrou em São Paulo em 1966. No Sul, em 1967. Em Minas Gerais, em 1968. Foi ampliando o catálogo e entrou em Fortaleza em 1970, em Pernambuco em 1972. Em 1975 virou rede de tv e, em 1982, passou a ser por satélite e com transmissão SIMULTÂNEA“, ponderou o rubro-negro De Laurentis, que prosseguiu:
“Dito isso, o Flamengo, em 1982, quando seus jogos passavam simultaneamente para TODO O PAÍS, já era campeão da Libertadores e estava na terceira temporada sodomizando adversários. O que fez o Flamengo gigante foi, PRIMEIRAMENTE, ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país. Foi ter, por ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país até os anos 60, os seus jogos transmitidos para TODO O PAÍS pelas ondas do Rádio, via Rádio Nacional. Foi nos anos 30 ter criado uma política de se popularizar, a partir de 33. De treinar na praia para o povo ver“, ponderando. Ele ainda teve a paciência de explicar mais:
Dito isso, o Flamengo em 82, quando seus jogos passavam simultaneamente para TODO O PAÍS, já era campeão da Libertadores e estava na terceira temporada sodomizando adversários.
O que fez o Flamengo gigante foi, PRIMEIRAMENTE, ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país.
— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
“Quando o Flamengo chegou ao seu ápice, estava BRIGADO com a Globo. Entrou na justiça nos anos 70 com Marcio Braga pra obrigar a Globo a pagar ao clube direitos de transmissão de seus jogos, que eram pagos à CBD. Os outros clubes foram contra. Roberto Marinho ficou cinco anos sem sequer falar com o presidente do Flamengo, como pode ser consultado em livros, por causa da ação movida pelo clube. Fla conseguiu receber 1,5M de Cruzeiros por um Fla-Flu na Globo. Depois, todos os clubes passaram a receber dinheiro da TV. Procure saber o que é a Taça Salutaris, que rendeu a fama do Flamengo. Os públicos de 150 mil pessoas no maior do mundo, no imaginário popular. O IBOPE, criado em 1948, pesquise quem foi a maior torcida em suas primeiras pesquisas sobre torcida nacional. Tem tanto para escrever aqui, mas se for para refutar a bobagem de “FLAMENGO FOI CRIADO PELA GLOBO”, já vi que nem adianta tentar. É perda de tempo. Se quiser ter um debate em alto nível, só chamar“. De Laurentis ainda concluiu:
Quando o Flamengo chegou ao seu ápice, estava BRIGADO com a Globo.
Entrou na justiça nos anos 70 com Marcio Braga pra obrigar a Globo a pagar ao clube direitos de transmissão de seus jogos, que eram pagos à CBD. Os outros clubes foram contra.
— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
“Só espero que mostrando números e lógica, você não tente manter a narrativa espúria. Porque ela não passa disso. Uma antiga verborragia para tentar justificar porque um clube é tão mais nacional que TODOS os outros. Não tente explicar. Basta sentir“.
Procure saber o que é a Taça Salutaris, que rendeu a fama do Flamengo.
Os públicos de 150 mil pessoas no maior do mundo, no imaginário popular.
O IBOPE, criado em 1948, pesquise quem foi a maior torcida em suas primeiras pesquisas sobre torcida nacional.
— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
Além de De Laurentis, diversos outros rubro-negros responderam o executivo, como Ricardo Ferreira, que indagou: “Cheio de graduação internacional na bio do Twitter e fala uma bobagem deste tamanho. Quando Roberto Marinho criou a TV Globo, o Flamengo já tinha a maior torcida do país. Mas fique à vontade para bolar um projeto nacional que faça o Silvestre sair do bolso do Nunes“, relembrando a derrota do Atlético-MG na Libertadores de 1981.
Só espero que mostrando números e lógica, você não tente manter a narrativa espúria.
Porque ela não passa disso.
Uma antiga verborragia para tentar justificar porque um clube é tão mais nacional que TODOS os outros.
Não tente explicar.
Basta sentir. pic.twitter.com/tsv5rG5JTy
— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
VEJA OUTROS TWEETS DE RUBRO-NEGROS:
A nacionalização do Flamengo foi via rádio nos anos 30 e 40… 30 anos antes da fundação da Globo….
Antes disso o Flamengo já era o clube mais popular da capital do Brasil, Rio de Janeiro.
Me espanta um cara inteligente não conhecer a história.
— Crypto Zico (@cryptozico10) May 3, 2023
Maluco cheio de graduação internacional na bio e fala uma bobagem deste tamanho. Quando Roberto Marinho criou a TV Globo o Flamengo já tinha a maior torcida do país.
Mas fique à vontade para bolar um projeto nacional que faça o Silvestre sair do bolso do Nunes… pic.twitter.com/8XGPxjMQuY
— Ricardo Ferreiraᶜʳᶠ (@RicardoPF) May 3, 2023
E tem dezenas (talvez centenas) de outros exemplos, tá? Meter a Globo aí, como se fosse um fator preponderante, não faz sentido algum. Eu aceito rivais falarem que é "filho da Globo", mas um "especialista" não se pode. pic.twitter.com/aIyoKad48L
— Daniel Liraᶜʳᶠ ??⚫ Meeengo! ?️ (@bliradaniel) May 3, 2023
que pena, mestre. se quem representa a profissionalização da gestão do esporte resume suas ideias a comparações tão rasas (levianas?!), é sinal de que o esporte nesse país foi pro buraco mesmo…
ou o senhor se rendeu à lógica do engajamento pobre msm.
perde um seguidor…
— Pedro Pessoa (@phpessoa) May 3, 2023
É muita bobagem, pq não deu uma pesquisada meu camarada, evitaria de falar besteira, volta a uns 30, 40 anos atrás de 60 da Globo. Sobre as rádios na época e pq o Flamengo naquela época, já era a maior torcida do Brasil.
— GUTO FERNANDES (@GUTOFERNANDES33) May 3, 2023
Em meio à polêmica, a diretoria do Flamengo ignora o executivo em questão, pois está focada nos próximos compromissos. Afinal, o Rubro-Negro entra em campo na quinta-feira (04), contra o Racing (ARG), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América.
O cotejo entre Flamengo e Racing será disputado no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda, na Argentina, e o Mengão está em busca do quarto título do torneio continental. O Atlético-MG, que gerou a “fake news” citada na matéria, ganhou somente um e, desde então, nunca mais chegou à final da Libertadores da América.
Então!! Obrigado globo!! Kkkkk
Fazem o memo! Bando de chorão….
A mistura de inveja com ignorância é avassaladora
O clube vai tomar providências jurídicas? Não. Sabem porquê? A gestão é FRACA!
Sem falar que o publico do flamengo era de 190 mil pessoas no Maracãna época de Geraldino & Arquibáldos charanga e companhia.
Esse sujeito passou recibo de que não entende de porcaria alguma quando fala um absurdo desses. O Flamengo já era imenso antes da Globo. Quem vai contratar um camarada desses, que fala tanta besteira por desconhecer o que fala.
O rubronegro De Laurentis deu a esse palmeirense de bosta a resposta que ele merecia. Li na íntegra a resposta, que deve fazer esse “profissional”, depois da monumental besteira que escreveu, passar um bom tempo sumido por pura vergonha, se for capaz ainda de se envergonhar.
Essa turma de paulistas bairristas, recalcados e traumatizados deveria se por no seu devido lugar e se preocupar apenas com eles mesmos. Quando acham que sabem tudo e resolvem dar opinião sobre o que não conhecem, o resultado é, via de regra, desastroso. Já fazem muito ficando com a matraca suja fechada.
O Zé ruela queria Ibope e conseguiu. Deram palco pro babaca
Será que ele aprendeu alguma coisa depois dessa aula…?
John Smith desde de quando precisa de ação jurídica sobre isso? O cara fala besteira, e oque vc quer, uma retratação, ou acha que nesse caso existe compensação financeira. kkkkkkk Um babaca desse que nem conhece a historia, só foi passar vergonha. Se o time for processar todos que falam besteira vai ter uns 2 mil processos por ano. Diretoria tem muito mais oque fazer. E mesmo que fizesse algo, lembrando que o FRACO é o departamento de Futebol e não ás outras áreas do Flamengo.
Renan, se faço afirmações que envolvem a marca Flamengo, devo no mínimo analisar os impactos causados. E se estes impactos forem negativos para a imagem do clube, acionar a parte jurídica para tomaras devidas providências. Isto é o que acredito, especialmente se relacionado a uma emissora de TV que há tempos entra em rota de colisão com o clube. No mínimo, uma retratação pública o executivo em questão deve fazer.