João Gomes é considerado o ‘rei dos cartões’ na liga inglesa
João Gomes, ex-volante do Flamengo, conquistou uma marca insuperável na Premier League inglesa com a camisa do Wolverhampton (ING): a de cartões amarelos. O jogador foi advertido pelos árbitros em cinco ocasiões. Dessa forma, o ex-camisa 35 rubro-negro é o ‘rei dos cartões’ e se torna recordista pela marca negativa tendo disputado nove partidas nos seis primeiros seis meses.
Das nove partidas que João Gomes disputou desde quando chegou à Inglaterra, na janela de transferências de janeiro de 2023, o ex-volante do Flamengo foi advertido em cinco. Na média, basta dizer que foi um amarelo recebido a cada 1,8 jogo em que foi aproveitado (ou um a cada 95,2 minutos em campo). Nenhum outro jogador que tenha participado das cinco primeiras rodadas da Premier League nesta temporada obteve algo parecido.
O primeiro cartão amarelo tomado por João Gomes foi no seu segundo jogo de Premier League, contra o Bournemouth (ING), em fevereiro. Em seguida, emendou três partidas consecutivas sendo punido contra o Leeds United (ING), o Chelsea (ING) e o Brentford (ING). E seu amarelo mais recente foi contra o Crystal Palace (ING), no dia 25 de abril.
Longe de ser considerado indisciplinado, pelo Flamengo, em 2022, João Gomes foi advertido em oito das 29 partidas, ou seja, um cartão amarelo a cada 3,6 jogos. O rigor da arbitragem inglesa é um dos motivos que têm dificultado a vida do volante na Premier League. O brasileiro começou bem no Wolverhampton e balançou as redes logo na estreia contra o Southampton (ING).
Aos 22 anos, João Gomes é um dos candidatos a fazer parte do processo de renovação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. A primeira convocação partiu de Ramon Menezes e foi no amistoso contra Marrocos, em março. A equipe do ex-volante do Flamengo ocupa a 13ª colocação nesta temporada, com 40 pontos, e já não pode mais ser alcançada pelos candidatos ao rebaixamento.